Data: 27/02/2020 10:10 / Autor: Daniel Dias / Fonte: AutoMotrix

Muito Mais que Bonito: Performance Conectada

Lançado no último Salão de Los Angeles, o BMW Série 2 Gran Coupé, um dos principais lançamentos da fabricante para 2020, desembarca no Brasil


BMW Série 2 Gran Coupé no Brasil
BMW Série 2 Gran Coupé no Brasil

Crédito: Divulgação

A BMW do Brasil acaba de lançar o novo Série 2 Gran Coupé na rede de concessionárias autorizadas do país. Já em março estará disponível a versão 218i Gran Coupé Sport GP e, em maio, será a vez do M235i xDrive Gran Coupé, ao preço sugerido de R$ 186.950 e de R$ 279.950, respectivamente. Produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, o modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro do ano passado, e é um dos principais lançamentos da fabricante para 2020, quando o BMW Group completa vinte e cinco anos de atuação no mercado nacional. O modelo chega reforçado pela história de sucesso da família de Gran Coupés da BMW, que já comercializou mais de 400 mil unidades em todo o mundo. “O Série 2 Gran Coupé traz mais emoção, esportividade, design e tecnologias para o brasileiro”, afirma Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW do Brasil.

Em termos de motorização, a versão de entrada 218i Gran Coupé Sport GP traz nova calibração para o BMW TwinPower Turbo 1.5 de três cilindros, com 140 cavalos de potência de 4.600 a 6.500 rotações por minuto e 23 kgfm de torque de 1.480 a 4.200 giros. O conjunto, com transmissão automática de 7 velocidades e dupla embreagem, permite ao modelo atingir a velocidade máxima de 213 km/h e uma aceleração de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A M235i xDrive Gran Coupé oferece o mais potente motor de quatro cilindros da BMW com o TwinPower Turbo 2.0, com 306 cavalos de 5 mil a 6.250 rpm e 46 kgfm de torque de 1.750 a 4.500 rpm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração integral xDrive. Com novos pistões e taxa de compressão, mais largo e eficiente turbo charger e sensores de resfriamento otimizados, esse “powertrain” impulsiona o carro de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h. Tudo pode ficar ainda mais divertido com o módulo de Launch Control.

Sintonizado à nova linguagem visual da marca e dos clássicos como o Série 6 de 2012 ou o Série 8, ambos Gran Coupé, lançado no ano passado, o novo BMW Série 2 Gran Coupé tem visual ousado e imponente, com faróis em leds afunilados e a tradicional grade em formato de “duplo rim” conectada no centro e maior em comparação aos modelos de gerações anteriores da marca alemã. Na versão M235i xDrive, há detalhes em aço escovado no miolo da grade, nas amplas tomadas de ar no para-choque dianteiro e nas capas dos retrovisores. As janelas não têm bordas, permitindo melhor controle visual lateral, maior área envidraçada e melhor acesso aos bancos traseiros.

O design já chega premiado. O novo BMW Série 2 Gran Coupé foi eleito o “Carro Mais Bonito” na edição 2020 da Mostra Internacional do Automóvel, que aconteceu em Paris de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O modelo alcançou o título por meio de uma votação online. Segundo a BMW, suas medidas são ideais para as grandes cidades. Com 20 centímetros menor que o Série 3 no comprimento e a mesma largura, de 1,80 metro, entrega esportividade e baixo centro de gravidade, pois sua suspensão é calibrada para ser responsiva com ênfase na dirigibilidade sem perder a suavidade ao rodar. O modelo traz ainda lanternas em leds que invadem a lateral do veículo e são conectadas por uma régua em black piano em cujo centro aparece o logotipo da fabricante alemã. Na versão M235i xDrive Gran Coupé, as duas saídas de escapamento no para-choque traseiro tornam o visual mais arrojado. A rigidez de carroceria foi reforçada.

Em relação aos equipamentos, o Série 2 Gran Coupé oferece avançados sistemas assistentes de condução, fortalecendo aspectos como conforto, alta qualidade da experiência de dirigir e a interação entre o condutor e o veículo a partir de tecnologia acessada com praticidade e simplicidade. As novidades de software poderão ser atualizadas em qualquer lugar com acesso à internet fazendo com que o veículo esteja sempre “ligado em tempo real”, assim como acontece com um smartphone. A atualização remota pode ser feita também por meio do BMW Connected APP ou diretamente no display do carro. O BMW Inteligent Personal Assistant dá acesso a diversas funções do veículo por meio de comandos de voz e inteligência artificial. A tecnologia “aprende” hábitos do motorista e adapta suas funções, por exemplo, para ajustar a temperatura da cabine. Seu desenvolvimento recebeu apoio da Engenharia do BMW Group do Brasil para otimizar a interação com o idioma local.

O Parking Assistant mede o espaço ao redor do veículo para estacioná-lo automaticamente com câmeras e sensores, fazendo as manobras com máxima precisão, poupando tempo e garantindo conforto e tranquilidade ao motorista. O recurso Reversing Assistant registra os últimos 50 metros, podendo “desfazê-los” em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas nas quais não é possível de se fazer manobras. O BMW ConnectedDrive é um assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e aos passageiros, como a Chamada de Emergência Inteligente, o BMW Teleservices, os serviços Connected Drive (online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), Serviços Remotos – permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo por smartphones Android e iOS, Preparação para Apple CarPlay, Informações de Trânsito em Tempo Real e Concierge – serviço de suporte e de informações para o cliente vinte e quatro horas e sete dias por semana.

Os veículos produzidos a partir de julho deste ano já contarão com a preparação para Android Auto. As unidades montadas antes receberão a atualização remota gratuita, habilitando a função. Para completar, o pacote Connected Professional agrega o novo BMW Live Cockpit Professional, cuja interface se apresenta em duas telas, sendo uma de display digital de 10,25 polegadas e o iDrive de 10,25 polegadas, além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais com controle de voz.

Comente aqui