Data: 24/04/2013 16:18 / Autor: Rejane Loureiro / Fonte: Laboredomus Consultoria

Motivação ao alcance de metas e resultados

Artigo de Rejane Loureiro e John Cymbaum


Um sistema de gestão de recursos humanos deve ser capaz de orientar as pessoas para a melhoria contínua da empresa, transformando atribuições de cargos em objetivos reais e possibilitando avaliar seu efetivo alcance. Essa é uma responsabilidade básica do papel do líder, posto que quem coordena o trabalho de outras pessoas em uma organização tem por objetivo obter de seus colaboradores os melhores desempenhos possíveis, dando suporte para que esse desempenho se aprimore ao longo do tempo.

Alguns cuidados devem ser observados para o estabelecimento de objetivos. Deve-se sempre analisar a relação entre o resultado e os recursos de que dispõe o responsável por atingi-lo.  Recomenda-se verificar se os colaboradores têm as competências, as habilidades e os conhecimentos necessários e se a organização pode tornar disponíveis as informações e recursos requeridos para o alcance do objetivo.

Um objetivo deve ser explícito, conhecido por todos os envolvidos no esforço para atingi-lo.  Deve ser expresso de forma clara, em termos simples.  Além disso, precisa provocar entusiasmo, não sendo apenas um número a ser alcançado.  As pessoas se sentem motivadas quando são responsáveis por algo de que podem se orgulhar.

Porém, não basta estabelecer objetivos.  É necessário dispor de um sistema que acompanhe o desempenho, avalie seu nível de eficácia e analise como os resultados estão sendo obtidos.  Nesse ponto, a atuação dos níveis hierárquicos superiores é fundamental.  Cabe a eles acompanhar os resultados ao longo do processo, auxiliando na identificação dos pontos fracos e nas ações de desenvolvimento necessárias para assegurar o alcance dos resultados ao final do ciclo.  Na medida em que os objetivos estejam verticalmente integrados, ou seja, o objetivo do subordinado represente um desdobramento do objetivo do chefe, fica garantida uma integração orgânica dos esforços. 

Comente aqui