Data: 10/05/2022 10:10 / Autor: Redação / Fonte: MIP

MIP está com inscrições abertas até o dia 29 de maio

Cabíria Festival Audiovisual, Hysteria e Parafernalha juntos na realização da III Mostra Imaginários Possíveis ; Até 10 microfilmes de humor serão selecionados para exibição


Crédito: Divulgação

O Cabíria Festival Audiovisual e a Hysteria, plataforma de estímulo profissional e abertura de espaço para narrativas feita por e sobre mulheres, anunciam a realização da III MIP - Mostra Imaginários Possíveis, neste ano, em parceria com a Parafernalha, canal de esquetes de comédia, que se junta às iniciativas para uma edição voltada a microfilmes de humor.

Uma das ações da quarta edição do festival, que ocorre presencialmente entre 27 e 30 de julho em São Paulo, estendendo-se até 03 de agosto no online, a MIP busca microfilmes com duração mínima de 30” (segundos) e máxima de 3’ (minutos), realizados por cineastas mulheres e de identidade de gênero diversas, amadoras ou profissionais. Serão selecionados até 10 títulos para exibição nos canais digitais da Hysteria, Parafernalha e do festival. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 09 e 29 de maio no linktree do festival: https://linktr.ee/cabiria

O objetivo da mostra é incentivar relatos audiovisuais, produzidos com smartphones ou câmeras profissionais, sobre o tema “O Perrengue Nosso de Cada Dia”. Microfilmes que, com humor, acidez, ousadia, afeto e esperança, relatam de maneiras criativas o perrengue nosso de cada dia para libertar o riso da revolução e revisitar temas, por mais antagônicos que sejam.

"Em seu terceiro ano, a Mostra Imaginários Possíveis, criada em parceria pela Hysteria e o Cabíria Festival, evoluiu para um trisal e estamos muito felizes em incorporar a Parafernalha nessa relação. Desde 2017, Hysteria amplifica vozes e anseios femininos por meio dos mais diversos formatos de conteúdo, e como ainda vivemos numa sociedade extremamente machista, nem sempre essa jornada é alegre. Por isso é um prazer, e um certo alívio, convocar realizadoras a rir dos nossos próprios perrengues, sem perder a luta de vista jamais!", declara Isabel De Luca, head da Hysteria.

A MIP é um espaço de difusão de conteúdos para plataformas digitais e contribui para a divulgação de portfólio de cineastas. “Estamos comemorando muito essa parceria tripla, ela amplia os alcances da MIP para o público e reforça a existência de roteiristas mulheres especializadas no tão cobiçado gênero do humor para provocar o aumento da diversidade no setor”, reforça Vânia Matos, diretora e produtora executiva do Festival.

“A Parafernalha está entrando em sua segunda década como referência no humor na internet brasileira, e esse trisal com Cabíria e Hysteria é um marco importantíssimo para o início de uma nova fase, mais madura, em que buscamos resgatar nossas origens, mas com um novo olhar. Gambiarras, perrengues e situações do cotidiano des brasileires sempre foram parte essencial de nossos conteúdos, e vemos o humor como uma poderosa ferramenta de identificação, alívio e libertação. Por isso, queremos convidar mulheres a se valerem dessa ferramenta e darem risada de nossos próprios perrengues diários.” complementa Marina Croce, diretora geral da Parafernalha.

O FESTIVAL

O Cabíria Festival Audiovisual é uma expansa~o do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras.

O festival impulsiona conteúdos realizados por mulheres e busca agregar expressões, identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. Rumo a sua 4ª Edição, confirmada de 27 de julho a 03 de agosto, desde 2019, mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos promovendo um grande encontro entre público, cadeia produtiva e realizadores para a maior representatividade e diversidade no audiovisual. Em sua programação articula Mostra de Filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros.

Comente aqui