Data: 17/10/2019 13:28 / Autor: Redação / Fonte: Memorial da América Latina

Mesa SP 2019 debate o futuro do alimento em quatro dias inteiros de programação

De 24 a 27 de outubro, o Memorial da América Latina se torna palco de atividades para todos os públicos, entre aulas, palestras, congresso e feira de gastronomia


Mesa SP 2019 debate o futuro do alimento em quatro dias inteiros de programação
Mesa SP 2019 debate o futuro do alimento em quatro dias inteiros de programação

Crédito: Divulgação

O Memorial da América Latina já se prepara para sediar pelo terceiro ano consecutivo um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil. Direcionado esse ano pelo tema "Cozinha de Transição: novos significados para um planeta em mutação", o Mesa SP, que já se tornou parte do calendário oficial de São Paulo, acontece entre os dias 24 e 27 de outubro. O evento segue promovendo, em um único local, aulas de cozinha, confeitaria e panificação com profissionais renomados de todo o país, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina, que conta com a participação de grandes chefs do Brasil e do mundo.

Em 2019, além do Mesa Ao Vivo – tradicional grade de aulas e degustações ministradas por chefs e profissionais atuantes no meio gastronômico -, o Mesa SP apresenta uma novidade: em sinergia com o seu tema, que se propõe a debater qual será a comida do futuro e o futuro da comida, o evento conta com o Mesa Viva, uma programação de aulas exclusivamente voltadas para as cozinhas vegana e vegetariana. Personalidades renomadas no assunto, como o chef norte-americano Matthew Kenney – especialista em uma culinária baseada em vegetais –, já têm presença garantida.

Também fazem parte da programação do Mesa SP o Brasa na Mesa, módulo especial sobre carnes; o Mesa Vinhos, onde especialistas sobre o assunto conduzem palestras e degustações; e o já tradicional, gratuito e animado Festival Farofa do Brasil, cuja área ocupada conta ainda com o Farofinha do Brasil, espaço destinado ao público infantil; com as Colmeias, rodas de debate sobre temas da gastronomia; e diversas outras atrações, como o Espaço SEBRAE, com palestras, workshops e rodadas de negócio, exposições fotográficas em torno da gastronomia e a inédita FLIG – Feira Literária de Gastronomia. Aberto a todo público, o Farofa acolhe produtores de todo o Brasil para expor seus produtos em um grande espaço onde ocorre uma programação musical, com shows e apresentações de dança, além de oferecer o melhor da gastronomia de diversos cantos do país através de produtos e pratos a preços populares.

A cidade ainda recebe os Jantares Magnos, oportunidade única para o público conhecer o trabalho de chefs premiados no Brasil e no mundo, que estarão em São Paulo para participar do congresso Mesa Tendências. Os visitantes entrarão na cozinha de restaurantes da capital para, em parceria com o chef anfitrião, executarem um menu exclusivo.

Confira abaixo mais informações sobre a programação e as personalidades que vão agitar o Mesa SP:

Mesa Ao Vivo

Entre as atrações tradicionais do Mesa SP está o Mesa Ao Vivo, com ingressos a preços acessíveis e dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gim, chás e café conduzidas pelos melhores profissionais do Brasil. A estrutura exclusiva conta com cozinhas e salas para as aulas de degustação. Os participantes montam sua grade de aulas optando pelos mais diversos temas que viram pauta da edição especial da revista Prazeres da Mesa, produzida ali mesmo, em tempo real, durante o evento.

Confira abaixo os chefs e profissionais participantes:

Alessandro Nicola – Academia Bunge/SP

Alexandre Tatsuya Iida – Adega de Sake/SP

Alex Duarte – Padoca do Alex/RJ

Alex Simão dos Santos – Dona Deola/SP

Ana Beloto – Azeite-se e colunista de Prazeres da Mesa/MG

Angélica Vitali - Especialista em Gastronomia Molecular/SP

Arami O'Hara – Grupo O'Hara Gastronomía/Paraguai

Teresita O'Hara – Grupo O'Hara Gastronomía/Paraguai

Arnor Porto – Cantaloup e Loup/SP

Bertrand Busquet – Callebaut/SP

Caio Corrêa – Le Cordon Bleu/SP

Carlos Ribeiro – Chef consultor e professor/SP

Carol Fiorentino – Chef confeiteira, apresentadora, professora e Youtuber/SP

Carole Crema – Que seja doce (GNT) e Carole Crema Doces/SP

Carolina Barreto – 3 corações/SP

Checho Gonzales – Comedoria Gonzales/SP

Danielle Dahoui – Bistrôs Ruella/SP

Duaine Clements – Quinta dos Manacás/ES

Dudu Quintella – Cachaça da Tulha

Elzio Callefi Junior/Tramontina

Emerson Kim – Makoto/SP

Eudes Assis - Taioba/SP

Fábio Vieira – Micaela/SP

Fabrício Goulart – Feitosa Gourmet/SP

Frédéric Onraet – Casa Francesa/RS

Ieda de Matos – Casa de Ieda/SP

Fabio Espinosa – KOK e MAMMA/SC

Igor Renovato – Bar Garoa/RJ

Isadora Fomari – Colunista Prazeres da Mesa

Jean Ponce – Guarita Bar e Guarita Burguer/SP

Kleber Onofre – Academia Bunge/SP

Laercio Zulu - Zulu Bitters e Custom Cocktails e Marketing de Bar/SP

Leslie Manzini – La Cucina Piemontese/SP

Leandro Polack – La Cucina Piamontese/SP

Luca Gozzani – Fasano/SP

Lucas Corazza – Que seja doce (GNT)

Luciana Lobo – Dengo/SP

Luiz Filipe Souza – Evvai/SP

Madu Melo – Mandioca Cozinha/SP

Mahdim Nadim – Chefs Persa/SP

Manoel Oliveira – Ferreo/RS

Manuelle Ferraz – A Baianeira/SP

Marcelo Milani – Piccolo/SP

Mariana Fonseca – Myk e Kouzina/SP

Mariana Valentini – Brodo Ristoranti/SP

Marjan Mansouriarshad – Chefs Persa/SP

Marília Zylbersztajn – Confeitaria Marilia Zylbersztajn/SP

Marina Amaral – Ráscal/SP

Mauricio Maia – Cachacier e Concours Mondial de Bruxelles

Nathalia Gonçalves – Charco/SP

Oscar Bosch – Tanit e Nit/SP

Papoula Ribeiro – Padeira/SP

Raul Lemos – Masterchef/SP

Renata Cruz – Rê Cruz To Go/SP

Rodrigo Augusto – Bar dos Arcos/SP

Rodrigo Bellora – Valle Rustico/RS

Rodrigo Ribeiro – Chef consultor/SP

Rogério Shimura – Levain Escola de Panificação e Confeitaria e Shimura Pães e Doces/SP

Romeu Habib Ghattas Filho – Rei da Cutelaria/SP

Ronildo Rodrigues – Academia Bunge/SP

Sae Young Kim – New Shin-la Kwa/SP

Stephanie Marinkovic – Espaço 13/SP

Tuca Mezommo – Charco/SP

Victor Dimitrow – Petí Gastronomia/SP

Vitor Generoso – Divina Gula/AL

William Ribeiro – Seen/SP

Mesa Viva

Grande estreia desta edição do Mesa SP, o Mesa Viva irá promover aulas com alimentos produzidos com novas tecnologias, abordando o futuro da alimentação com foco em receitas veganas e vegetarianas. Para isso, profissionais que já lidam com esta culinária em suas rotinas e restaurantes, participam e compartilham conhecimentos sobre o assunto.

Confira abaixo os chefs e profissionais participantes:

Alana Rox – Diário de uma vegana (GNT) e Purana.Co/SP

Daniel Biron – Teva/SP

Irina Cordeiro – Chef consultora/SP

Mari Sciotti – Quincho Cozinha & Coquetelaria/SP

Matthew Kenney – Matthew Kenney Couisine

Nathália Araújo – COZINHA FIT&FAT e DiMaria Arte Gourmet/BA

Nathalia Soares – Chubby Vegan/SP

Priscilla Herrera – Restaurante Banana Verde/SP

Renato Caleffi – Le Manjue/SP

Stefania Guidoni – Gulodiet/SP

Tati Lund – Org Bistrô/RJ

Brasa na Mesa

Módulo totalmente dedicado às carnes, o Brasa na Mesa oferecerá um recorte de programação voltado para aulas de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos pertinentes a esse universo, ministradas por quem mais entende do assunto. Entre os confirmados estão Alejandro Peyrou; Alexandre Ballarin (Balaio e Mocotó | SP); Alexandre Flit (BBQ Company | SP); Bruna Moreira (Especialista em carnes e charcutaria | BA); Bruno Panhoca (BBQ Tour BR | SP); Clarice Chwartzmann (A Churrasqueira | RS); Dani França Pinto (Cortés | SP); Dario Cecchini (Antica Macelleria Cecchini | Itália); Diego Belda (Sítio 3 Paineiras | SP); Domingos Netto (Bombeef); Jimmy McManis (Ogrostronomia, Burgertopia e REaPROVE | RJ); Larissa Morales (Larica na Brasa | SP); Luiz Fiori (Serena Steak | GO); Marcos Livi (Veríssimo, Quintana e Napoli Centrale | SP); Roberto Barcellos (BBQ Company | SP); Roberto Bocabbelo (Chef consultor | SP); Romulo Morente; Rodrigo de Melo (Micellaio – GO); Paula Labaki (Lena Labaki | SP); Adriano Emidio, Artur Sigrist, Fábio de Pádua, Evaldo Fernandes e Fernando Bourgogne.

Mesa Vinhos

Profissionais especializados no tema, como Pablo Ugarte, Paulo Laureano e Tomas Roquette conduzem degustações e palestras sobre vinhos, durante uma rica experiência em torno da bebida.

Festival Farofa do Brasil

Simultaneamente às aulas, palestras e workshops que acontecem durante o Mesa SP, o Festival Farofa do Brasil é um grande espaço com entrada franca que reúne uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia. Entre elas:

Espaço Colmeia: rodas de debate destinadas a pessoas dispostas a discutir temas diversos, como a gestão da gastronomia, entre outros, que serão encabeçadas pelos principais expoentes dos respectivos temas. Junto à programação de painéis e palestras do Espaço Colmeia também ocorrem os Consultórios da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG). Os consultórios são mentorias individuais dos professores da EGG com pessoas que querem começar ou melhorar seus empreendimentos gastronômicos.

Espaço SEBRAE: espaço aberto e gratuito de palestras, workshops e rodadas de negócio com programação feita pelo SEBRAE. As palestras têm temas que vão de receitas a assuntos mais técnicos.

Música e dança: atrações como a Orquestra Sinfônica de Santo Amaro, a Banda Explêndido e Os Caboclos, além do Pointé - projeto social de balé para crianças da Freguesia do Ó – se apresentam no grande palco Canto do Farofa.

Exposições: a galeria Marta Traba recebe duas exposições fotográficas durante o MESA SP. Uma delas, com o tema "menus históricos" tem curadoria de André Bocatto. Nela, mais de 30 paineis reproduzem de forma ampliada menus de duas coleções – a principal de D. Pedro II, cujo total é de 1200 peças originais (na Biblioteca Nacional), e os da coleção de Bocatto (cerca de 60 originais da Belle Époque de Paris). Já a outra, realizada pela 3 Corações, reúne fotografias em torno da temática do café, feitas pelo fotógrafo Sergio Coimbra.

Farofinha do Brasil: parte da programação direcionada ao público infantil, o espaço kids oferece atividades especialmente pensadas para os pequenos, tendo a alimentação como temática.

FLIG - Feira Literária de Gastronomia: inédita, a Feira de Livros – que tem apoio institucional da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e curadoria dos editores André Boccato e Luiz Torelli - contará com a participação de cerca de 20 editoras que publicam gastronomia no Brasil. Além da venda de livros a preços promocionais, o espaço também terá uma série de sessões de autógrafos e um inusitado Sarau Poético Gastronômico, com leituras de poesias que falam de alimento. As sessões de autógrafos coletivos, com cerca de 20 grandes chefs autores, acontecem no auditório da Biblioteca da Memorial da América Latina. Já o Sarau Poético Gastronômico terá leitura de textos de Drummond, Neruda, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Rubem Alves. As poesias serão declamadas pelos chefs Daniele Dahoui, Angelica Vitali, Carole Creme, Ivan Aschar e por André Boccato.

Mesa Tendências

O maior congresso da América Latina acontece durante o Mesa SP e reúne nomes estrelados da gastronomia mundial para debater, através da abordagem de tópicos atuais, o setor. Em 2019, o Mesa Tendências vai contar com a participação dos internacionais Alvaro Clavijo (El Chato | Colômbia); Andoni Luis Aduriz (Mugaritz| Gipuzkoa (Espanha); Bruce Friederich (The Good Food Institute | EUA); Carlo Petrini (Slow Food | Itália); Jaime Camacho (Celele | Colômbia ); Matthew Kenney (Matthew Kenney Cuisine | EUA); Vidhi Jain (Movimento Shikshantar | Shikshantar, Índia). Também já confirmaram presença os brasileiros: Alana Rox (Diário de Uma Vegana – GNT | SP); Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Bio e Instituto ATÁ | SP); Arami O'Hara Cabrera (Grupo O'Hara Gastronomía | Paraguai); Bela Gil (Bela Cozinha e Vida mais Bela - GNT | RJ); Carlo Petrini (Slow Food | Itália); Cesar Costa (Corrutela | SP); Duaine Clements (Quinta dos Manacás | ES); Erick Jacquin (Jurado do Master Chef Brasil | SP); Guga Rocha (Apresentador de TV e Tapiocateca | SP e RJ); Janaína e Jefferson Rueda (A Casa do Porco Bar | SP); Manu Buffara (Manu | PR); e Marcelo Sulzbacher (Terroir Sul | RS).

Jantares Magnos

Menus exclusivos, executados por chefs renomados do Brasil e do exterior, que se encontram em restaurantes conceituados da capital paulista. A receita, capaz de equilibrar o melhor dos três mundos, é a responsável pelo sucesso e tradição de uma aguardada parte da programação do MESA SP: os Jantares Magnos. Em 2019, cinco restaurantes da cidade já se preparam para ser palco de noites que prometem experiências memoráveis em torno da alta gastronomia: Neto, Seen, Brique, Aizomê e Dalva e Dito. Em consonância com o tema do Mesa Tendências deste ano – "Cozinha de transição: novos significados para um planeta em mutação" – novas propostas compõem a programação de jantares da edição. O Magno do Seen, por exemplo, será totalmente vegano, enquanto o do Aizomê será o primeiro japonês.

SOBRE O MESA SP

Realizado pelo Mundo MESA, núcleo de inteligência em gastronomia que cria, produz e promove eventos sob medida, ações especiais e conteúdos do universo de alimentos e bebidas, o Mesa SP é um dos maiores eventos do setor da América Latina. A cada edição, traz de todos os cantos do mundo chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades que resultam na edição da revista ao alcance do público. Já participaram desta festa brasileira da gastronomia nomes como Massimo Bottura, Ferran Adrià, Michel Bras, Joan Roca, Alain Ducasse, Gaggan Anand e, na última edição, Francis Mallmann, Malena Martínez, Pía León e Mitsuharu "Micha" Tsumura.

Serviço:

Mesa SP

De 24 a 27 de outubro

Praça Cívica, Auditório Simón Bolívar e Salão de Atos

Ingressos: www.mesasp.com.br

Classificação livre para os espaços gratuitos. Pagantes do Mesa Tendências ou Mesa ao Vivo deverão ser maiores de 18 anos.

Mais informações: www.mesasp.com.br

Comente aqui