Data: 15/01/2021 10:25 - Alterado em: 21/01/2021 15:27 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No mês do Quadrinho Nacional, BSP e BVL comemoram com oficinas sobre o tema

Na BVL, a oficina Tirinhas autobiográficas, com Carol Ito, acontece nos dias 26 e 27; Na BSP, a oficina Quadrinhos de Bolso, com Eloar Guazzelli Filho, acontece nos dias 28 e 29


Eloar Guazzelli
Eloar Guazzelli

Crédito: Marcos Muzi

Em 30 de janeiro, comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional. Para marcar a data, as bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos programaram duas atividades envolvendo quadrinhos. A BSP e a BVL são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras - eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Na BVL, a oficina online Tirinhas autobiográficas, com Carol Ito, acontece nos dias 26 e 27, das 14h às 16h30 - para se inscrever, acesse http://www.bvl.org.br/inscricao. Na BSP, a oficina online Quadrinhos de Bolso, com Eloar?Guazzelli Filho, acontece nos dias 28 e 29, das 14h às 17h - para participar, acesse http://www.bsp.org.br/inscricao. Há muitos quadrinhos e obras sobre HQs nos acervos da BSP e da BVL , e na Biblioteca Digital .

Na oficina ministrada por Carol Ito, ela vai oferecer dicas básicas sobre a linguagem das HQs. "A ideia é que o participante possa criar uma tirinha autobiográfica sobre algum acontecimento marcante ou reflexão que gostaria de registrar em textos, cores e traços", diz a artista.

Já Guazelli pretende articular as diversas linguagens visuais, do desenho de humor à caricatura, passando pelas tiras e cartuns, de forma que, ao final, os alunos possam reconhecer suas diferenças e semelhanças. A ideia, diz ele, é "sintetizar, através da elaboração de exercícios e histórias curtas, a presença de todos esses elementos".

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

A BSP e a BVL estão retomando as atividades presenciais de programação cultural gradualmente, com capacidade de atendimento reduzida e respeitando os protocolos de saúde. Para saber mais sobre a programação das duas bibliotecas, acesse os sites http://www.bsp.org.br e http://www.bvl.org.br, além de nossas redes sociais.

BVL - Tirinhas autobiográficas

Com Carol Ito
Dias 26 e 27 de janeiro, das 14h às 16h30
Indicado para maiores de 15 anos
Para participar, acesse http://www.bvl.org.br/inscricao
Vagas limitadas

BSP - Quadrinhos de Bolso

Com Eloar?Guazzelli Filho
Dias 28 e 29 de janeiro, das 14h às 17h
Indicado para maiores de 14 anos
Inscrições a partir de 12 de janeiro, às 10h
Para participar, acesse http://www.bsp.org.br/inscricao
Vagas limitadas

Comente aqui