Data: 14/11/2019 11:19 - Alterado em: 26/11/2019 12:11 / Autor: Redação / Fonte: Senac

Mercado de TI cresce no Brasil e formação profissional é ainda mais valorizada

Certificações e cursos técnicos são diferenciais para aproveitar as oportunidades e se destacar profissionalmente


De acordo com a International Data Corporation (IDC), a área de tecnologia da informação cresceu 6,1% no Brasil durante o primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. E as previsões para o setor no mercado nacional trazem boas expectativas para os próximos anos, com o Brasil em 9º lugar no ranking do segmento e crescimento de 5,7% por ano nas vendas de softwares, somadas aos serviços na área, alcançando faturamento total de U$ 25,8 bilhões até o final de 2021. É o que mostra o estudo da Emerging Markets Information Service (EMIS Insights), estruturado por informações da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e da IDC.

Com o cenário traçado por esses estudos, é importante que os interessados na área busquem por capacitação e estejam atualizados para obter destaque profissional e garantir uma carreira consolidada, como explica Silvia Oliveri Porto, coordenadora da área de tecnologia da informação do Senac Santo André: “O aumento da competitividade também faz parte do crescimento. Ao observarmos as características de mercado atuais, que colocam o Brasil entre os 10 maiores do segmento, e as constatações e projeções das pesquisas, percebemos que com o aumento da demanda, haverá uma concorrência maior entre profissionais. Diante disto, naturalmente, aqueles que tiverem cursos e boa formação profissional, acabarão mais valorizados e sairão em vantagem nos processos seletivos, por exemplo”.

A coordenadora da área de TI no Senac São Bernardo do Campo, Tatiane Ferreira, faz uma observação importante sobre essa realidade: “os avanços tecnológicos proporcionam maior potencial de inovação em diversas áreas. Por isso, é indispensável estar atualizado e familiarizado com essas mudanças para oferecer soluções inteligentes de forma ágil e com muito mais facilidade”.

A variedade de serviços em TI também exige níveis de conhecimentos diferentes, assim como a importância em ser especialista em alguns campos. “Saber quais são as normas e os procedimentos técnicos corretos para cada tipo de atividade é indispensável para a execução de um bom trabalho. Os profissionais devem sempre atender às necessidades específicas de cada situação e, para isso, precisam buscar por conhecimentos e treinamento adequados. Pensando em ser especialista, os cursos técnicos e as certificações são bons investimentos”, afirma Marcos Bongianni, coordenador da área de tecnologia da informação do Senac Taboão da Serra.

Formações e provas de certificações

As unidades do Senac Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra contam com amplo portfólio de cursos livres e técnicos na área. Além disso, oferecerem aulas que capacitam os interessados em obter as certificações em TI e também são centros autorizados para aplicar as provas que validam o conhecimento das certificações.

Mais informações estão disponíveis no Portal Senac (www.sp.senac.br) ou presencialmente nas unidades.

Serviço:

Senac Santo André

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Santo André/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/santoandre

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 400 – São Bernardo do Campo/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saobernardodocampo

Senac Taboão da Serra

Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Taboão da Serra/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/taboaodaserra

Comente aqui