Data: 18/10/2019 18:18 / Autor: Redação

Mercado imobiliário do ABC reage e tem aumento de lançamentos

Segundo semestre tem 98% mais lançamentos do que mesmo período de 2018


Mercado imobiliário do ABC reage e tem aumento de lançamentos
Mercado imobiliário do ABC reage e tem aumento de lançamentos

Crédito: Divulgação

Após um período de estagnação no mercado imobiliário nacional, também sentido na região do Grande ABC, o cenário já começa a perceber melhora significativa e de acordo com dados da pesquisa ACIGABC/Secovi, o primeiro semestre de 2019 teve aumento de 98% de lançamentos em relação ao mesmo período de 2018.

De acordo com Marcus Santaguita, presidente da ACIGABC - Associação das Construtoras, Imobiliárias e administradoras do Grande ABC e proprietário da Jacy Construtora, as expectativas para o final do ano são ainda melhores. “O segundo semestre, historicamente, costuma ser melhor que o primeiro. Estamos com ótimas expectativas de lançamentos e vendas na Jacy, preparando o lançamento de dois empreendimentos em São Bernardo do Campo. Existe uma demanda reprimida muito grande para ser atendida”, destaca.

O mercado imobiliário da região também está mais unido e existe um movimento de fortalecimento de parcerias, com desenvolvimento de novos produtos em conjunto, somando forças e dividindo custos, mas também os lucros. Um exemplo disso é o lançamento do Motiró Assunção, um empreendimento em localização privilegiada, ao lado do parque Ipiranguinha (Antônio Fláquer), em Santo André. O novo prédio da cidade é fruto da união entre a Murador Construtora, Suporte Engenharia, TR9 Construtora e Jacy Construtora, e traz ao mercado três plantas no mesmo empreendimento, com 2 ou 3 dormitórios, área de lazer e o diferencial de vista permanente para o parque.

Para Júlio Diaz, diretor da Suporte Engenharia, lançar empreendimentos em conjunto com parceiros traz mais credibilidade ao produto e confiança no processo de compra por parte dos clientes. “A sinergia criada com a participação de expertises diferentes faz bastante diferença, agrega mais experiência. Além de que as áreas possíveis de construção estão com valores muito altos, trabalhando em conjunto podemos diluir esses custos e criar produtos atrativos ao mercado”.

Segundo o empresário, atuar com outras empresas também traz atenção a novos momentos do mercado. “Hoje, os principais compradores de imóveis são jovens e temos atuado em conjunto para que o mercado receba novidades de acordo com as tendências tecnológicas. O Motiró, por exemplo, chega com ponto de recarga para carro elétrico e utilização de água de reuso nas áreas comuns. Outra coisa que o projeto tomou cuidado é o de colocar todas as tomadas de geladeira ligadas ao gerador do prédio, não deixando os moradores terem desperdício de alimentos em caso de falta de abastecimento de energia”, conta Diaz.

Ainda no modelo de parceria, as quatro empresas lançam, no início de 2020, 276 unidades no centro de São Bernardo. “Além dos lançamentos em conjunto, também temos já programado dois lançamentos exclusivos da Jacy, um com 60 unidades no Baeta Neves, em São Bernardo, neste ano, e mais 247 unidades, em 2020, próximo ao São Bernardo Plaza Shopping, o que realmente nos mostra uma retomada forte do setor”, finaliza Santaguita.

De acordo com os dados da pesquisa ACIGABC/Secovi, o primeiro semestre de 2019 teve aumento de 98% de lançamentos em relação ao mesmo período de 2018, demonstrando melhora no mercado imobiliário, principalmente na região do ABC.

Para falar mais sobre o assunto, Marcus Santaguita, estará presente, amanhã (19), em coquetel de lançamento do Motiró, o mais novo empreendimento do ABC. O evento acontecerá na Rua do Sol, s/n (em frente ao parque Antônio Fláquer - Ipiranguinha).

Comente aqui