Data: 24/01/2022 15:03 / Autor: Redação / Fonte: Memorial da América Latina

Memorial da América Latina expõe trabalhos de Sheila Oliveira e Jorge Marín

As obras dos artistas podem ser acessadas no site da instituição


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

A brasileira Sheila Oliveira e o mexicano Jorge Marín apresentam seus trabalhos na galeria virtual "Uma Janela para a América Latina", no site do Memorial da América Latina, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro.

A paulistana Sheila Oliveira é artista visual e fotógrafa. Os trabalhos  que ela apresnta na galeria “Uma Janela para a América Latina”  são da fase  “Entre Nós”,  composta por diversas séries e minisséries produzidas entre 2010 e 2017. A fotografia é o fio condutor usado pela artista para compreender a vida e o mundo.

Para os curadores Eder Chiodetto e Fabiana Bruno,  “Ao experimentar o corpo fotográfico, a artista rende-se e transforma a si mesma em um corpo-imagem, corpo-carne, corpo-sopro, disposto a tornar visível tudo aquilo o que se oculta e recusa-se a tornar-se escritura. A obra de Sheila Oliveira é, invariavelmente, uma reflexão obstinada a vasculhar, nas dobras da existência, o que nos é essencial.  Qual é a nervura, a quintessência, o sopro da vida?”.

Com uma trajetória de mais de 25 anos, Jorge Marín tem se destacado como representante da escultura figurativa contemporânea no México, com projeção em diversos países. Ao longo dos anos, o trabalho de Marín saiu das salas de exposições e coleções privadas para integrar a paisagem urbana de diversas ruas e cidades pelo mundo.

A arte de Marín é inquietante e proporciona o desafio e a busca de nossa própria reflexão a partir da experiência estética. 

A galeria virtual "Uma Janela para a América Latina" tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Já foram expostas obras, pinturas e fotografias de artistas brasileiros e estrangeiros, como: Petrona Viera, Grupo OPNI, Edu Simões, Lilian Camelli, Letícia Lampert, Dasha Horita, Mateus Silva, Claudia Casarino, Binho Ribeiro, Paola Delfín, Apitatán, Elaine Pessoa, Marcia Charnizon, Oliver Baldivieso, Tiago Santana, Marcos López, Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino.

Sobre

Sheila Oliveira

Sheila Oliveira nasceu em São Paulo, em 1968, é artista visual e fotógrafa.

Seu trabalho está presente em museus no Brasil e no mundo. Seu primeiro fotolivro, Biblioteca Íntima, é  resultado do Prêmio Mundie de Fotografia, conquistado em 2018.

Jorge Marín

Jorge Marín nasceu em Uruapan, no México. Estudou Desenho Gráfico na Faculdade de Artes e Design da Universidade Nacional Autônoma do México (ENAP-UNAM). Posteriormente, Marín cursou Restauração na Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia Manuel de Castilho Negrete.

Com uma trajetória de mais de 25 anos, o artista tem se destacado como representante da escultura figurativa contemporânea no México, com projeção em diversos países.

Marín participou de mais de 320 exposições coletivas e individuais em países como: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Hungria, Inglaterra, Letônia, Noruega, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Turquia, Kuwait, Líbano, Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito, China, Hong Kong, Indonésia, Singapura e Japão.

Serviço

Uma Janela para América Latina

Site do Memorial da América Latina

https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/

Comente aqui