Data: 18/04/2013 16:13 / Autor: Redação / Fonte: Iamspe

Manual dá dicas para prevenir queda de idosos

Publicação do Iamspe alerta que o risco de fraturas decorrentes de tombos aumenta com a idade


O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Gestão Pública, elaborou um Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, destinado a servidores públicos estaduais, com dicas e fatores de risco.

As quedas em pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos. “Cair uma vez por semestre já pode ser considerado um idoso caidor’”, afirma a terapeuta ocupacional Tatiana Couto.

Alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição, algumas doenças como osteoporose, artrose e labirintite, e questões relacionadas ao ambiente em que o idoso interage podem colaborar para o aumento dos tombos.

No entanto, mudanças simples na rotina podem prevenir a queda, entre elas utilizar tapetes de tecidos no banheiro ou no restante da casa, usar sapatos com solado antiderrapante e manter um abajur ou interruptor ao lado da cama.

Além disso, é essencial não deixar objetos nos degraus, evitar escadas com pouca iluminação e degraus estreitos.

O Manual de Prevenção de Quedas faz parte do Programa Integralidade, que reúne ações para promover o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos. O material está disponível no site do Iamspe

Comente aqui