Data: 29/07/2020 13:26 / Autor: Redação / Fonte: ACAL

Maior festival japonês de rua do mundo terá sua 42ª edição em versão digital

Tanabata Matsuri, conhecido como Festival das Estrelas, acontece no próximo domingo com programação online e os tradicionais tanzakus serão virtuais, para receber pedidos de toda parte


2 de agosto: maior festival japonês de rua do mundo terá sua 42ª edição em versão digital
2 de agosto: maior festival japonês de rua do mundo terá sua 42ª edição em versão digital

Crédito: Divulgação

O Tanabata Matsuri –Festival das Estrelas- é um dos eventos japonesas mais tradicionais, e neste ano será digital. A festividade acontecerá no domingo, 2 de agosto, com programação cultural online das 14h às 18h, e os tradicionais tanzakus para pedidos às estrelas, estão disponíveis online para receber desejos de toda parte do país. Além disso, em São Paulo haverá drive-thru no bairro da Liberdade no dia 2, das 10h às 17h, para as pessoas entregarem seus tanzakus e pendurarem nos bambus, seguindo todas as medidas protetivas pelo combate à Covid-19, evitando aglomerações.   

“Da maneira que realizamos o Tanabata Matsuri há 41 anos, não será possível nesta edição por conta da pandemia. Mas os diretores da ACAL não gostariam de passar essa data em branco e optaram por realizar o 42° evento em formato digital. E, se esse vírus veio do Universo, solicitamos para o deus do reino celestial que essa pandemia seja retirada do nosso planeta Terra. Este é o nosso desejo. Quanto mais pessoas escreverem nos tanzakus o mesmo desejo, mais pedidos serão levados ao reino celestial para serem atendidos. Desejamos que tudo volte ao normal”, ressalta Hirofumi Ikesaki, presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).   

Os tanzakus em versão online ainda poderão ser adquiridos pelo site até dia 21 de agosto, um dia antes da cerimônia Xintoísta para queima e envio dos desejos ao reino celestial por meio da fumaça. Estão disponíveis nas seguintes cores e simbologias: verde - Esperança; branco - Paz; vermelho - Gratidão; azul - Proteção e Saúde; rosa – Amor, e amarelo - Dinheiro e Prosperidade. Neles, as pessoas escrevem seus pedidos.

Segundo a lenda japonesa, o Tanabata Matsuri –Festival das Estrelas- celebra a história de amor de Orihine (Vega) e kengyu (Altair). Ela, filha de um poderoso deus do reino celestial, que certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz (Altair) conduzindo uma ovelha e por ele se apaixonou. O pai consentiu o namoro dos dois jovens.  

Totalmente dominados pela paixão, Vega e Altair se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal de namorados se reencontre somente uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, desde que cumpram a ordem do pai de atender aos pedidos vindos da Terra.  

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

No Brasil, o Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista. Já no Japão, acontece em várias cidades, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. A história do festival teve início há mais de 1.350 anos na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

Programação cultural do Tanabata Matsuri Digital

Para o dia 2 de agosto, foi criada uma programação repleta de atrações para serem transmitidas pelo canal do YouTube @AcalLiberdade, das 14h às 18h. Há vídeos preparados exclusivamente para o Tanabata Matsuri Digital, como a peça teatral da lenda de Orihime (Vega) e kengyu (Altair), Grupo Kodaiko com taikô, flauta japonesa com Hiromi Coppede, entre outras tradições do Festival das Estrelas.

Já ao vivo, estão confirmados Isa Toyota, Joe Hirata, Takeshi Mishimura, Rick Akio, bem como Ryukyu Koyu Matsuri Daiko com taikô.  

42° Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Dia 2 de agosto de 2020

Tanzakus

Pedidos digitais: https://www.tanabatamatsuri.com.br/

Endereços para comprar e entregar pessoalmente:

Drive-thru – entrada pela rua Fagundes, 153 e saída pela Rua Galvão Bueno, 425

Presencial - sede da ACAL na avenida Liberdade, 365

Horário: das 10h às 17h

Preço: R$ 5 cada tanzaku

WhatsApp: 11 99025-2113

Programação cultural online das 14h às 18h

Facebook: @acalliberdadeoficial

Instagram: @acalliberdade

YouTube: Acal Liberdade

Comente aqui