Data: 13/08/2020 10:53 / Autor: Redação / Fonte: Companhia dos Solilóquios

Live do espetáculo CAFÉ promove experiência entre jovens do Brasil inteiro

Companhia dos Solilóquios convida jovens do Brasil inteiro a se conectarem virtualmente para falar de amor e café em tempos de pandemia


Live do espetáculo CAFÉ conecta jovens do Brasil inteiro para trocar experiências de amor
Live do espetáculo CAFÉ conecta jovens do Brasil inteiro para trocar experiências de amor

Crédito: Vinicius Santos

No dia 20 de Agosto de 2020, às 17h00, a Companhia dos Solilóquios vai realizar uma live especial para apresentar o espetáculo de teatro jovem “CAFÉ”, convidando as pessoas que estiverem conectadas a compartilhar experiências de amor e de café. O objetivo é conectar jovens de diferentes lugares para uma experiência afetiva em ambiente virtual.

A Live será transmitida simultaneamente pelo facebook do grupo e pelo da Biblioteca Ricardo Ramos, localizada na Vila Prudente.

Diante da impossibilidade de seguir com as temporadas presenciais que estavam programadas, a Companhia dos Solilóquios adaptou o espetáculo para a internet, buscando na conexão virtual um meio de alcançar os jovens que passam por diferentes conflitos e pela privação da liberdade neste momento.

“Apesar do momento atual ser de distanciamento físico, as possibilidades de promover experiências afetivas ainda são múltiplas e precisam ser exploradas. Queremos proporcionar uma experiência de interação e afetividade com o público jovem, fazendo com que essa história de amor e seus ritos de passagem cheguem até eles levando sabor e energia, assim como um bom café”, comenta o grupo.

Criada a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb, “CAFÉ” é uma peça jovem que aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances juvenis para a fase adulta, com verdade e empatia, convidando o público de todas as idades para um momento de aproximação com o universo juvenil. 

A montagem que tem direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, atuação de Felipe Herculano e Weslley Nascimento, busca dialogar com o público jovem de forma sincera. 

Através de uma conexão verdadeira com suas verdades e inverdades, fugindo de estereótipos e formas caricatas de se retratar a juventude, o espetáculo valoriza o jovem como protagonista de sua própria história, já que uma fatia expressiva deste público, por muito tempo, se viu pouco representada em espetáculos teatrais.

A obra adentra a vida de dois garotos que vivenciam uma trajetória romântica permeada somente por assuntos sobre café. Conflitos, inseguranças, paixões, fantasias, um misto de sensações que permeiam o período da juventude, retratadas com sensibilidade, cuidado e empatia.

“Como é se perceber e perceber o outro, em meio a este grande período de transição que a juventude representa a cada um de nós?” é uma das reflexões propostas por esta montagem cuja encenação transpassa o convencional teatro realista, misturando linguagens como artes plásticas, dança-teatro e musicalidades, facilitando a aproximação e a conexão entre a obra e o público jovem. 

CAFÉ é um convite para jovens e adultos refletirem sobre a passagem do tempo e sobre como cada um de nós lida com as mudanças inerentes a ela. A montagem marca a estreia da Companhia dos Solilóquios, que busca através do Teatro Jovem, se aproximar de temas e reflexões muito importantes e necessárias.

Idealizada em 2018, a Companhia dos Solilóquios tem como proposta a montagem de obras inéditas, afim de contribuir com a propagação de dramaturgias exclusivamente brasileiras e de novos formatos cênicos que possuam um grande poder de comunicação com o público, partindo sempre das temáticas sociais referentes ao nosso tempo.

A montagem CAFÉ estreou no Centro Cultural São Paulo em Janeiro de 2019, onde realizou uma temporada de grande sucesso de público e repercussão na mídia. A convite da SP Escola de Teatro, realizou sua segunda temporada de Abril a Maio. Em Agosto de 2019, a Companhia dos Solilóquios arrebatou o público em uma temporada de muito sucesso no SESC 24 de Maio, encerrando sua programação do ano uma temporada de circulação pelo Programa Biblioteca Viva. Agora, o grupo realiza uma nova temporada em um dos mais novos espaços culturais da cidade: o Centro Cultural da Diversidade.

CAFÉ

SINOPSE: Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Duração: 60 minutos.

Drama, teatro jovem, narratividade.

Classificação: 14 anos

Onde: www.facebook.com/ciadossoliloquios e www.facebook.com/BibliotecaRicardoRamos

Quando: 20 de agosto de 2020 (quinta-feira)

Horário: 17:00

Apresentação seguida de bate-papo

Comente aqui