Data: 11/04/2013 17:20 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Letra de música de Renan Inquérito inspira cena contra o racismo em Malhação

Personagem interpretada por Tânia Tôko utilizou trechos da canção ‘Rosa do Morro’ em capítulo da novela


Inquerito - Rosa do morro
Renan Inquérito
Renan Inquérito

“Nos caminhos por onde ela andou viu rosas bem diferentes dela. Viu rosa branca, rosa vermelha e até rosa amarela. Então ela se perguntava: Meu Deus, por que tanto a minha cor incomoda se nem todas as rosas são cor de rosa?”. Os versos da poesia/música ‘Rosa do Morro’, composta por Renan Inquérito, foram declamados em uma cena da novela Malhação, da Globo, na última quinta-feira (4)

A ação foi protagonizada pela atriz Tânia Tôko, que interpreta a personagem Rosa e respondeu à pergunta “Será que todo negro no Brasil tem uma história de preconceito racial para contar?” em uma cena do grupo Comando Revolucionário dos Anarquistas Unidos (Crau) que debate o racismo na novela.

A produção de base de Malhação explicou que as declamações foram escolhidas pelos próprios atores, que são negros, e que puderam levar vivências pessoais para a cena. Questionada sobre a escolha, a atriz explica que ouviu a canção em um site e que ficou bastante tocada pelos versos. “Ouvi certa vez e desde então me apaixonei. A ideia de usá-la veio daí, já que são versos que falam de cor e se encaixaram perfeitamente na cena. É uma canção que me tocou bastante. Sou oriunda da periferia, minha mãe era lavadeira de ganho e meu pai açougueiro e camelô. Conheço bem a realidade da música”, disse Tânia.

Sobre a música

A canção ‘Rosa do Morro’, escrita inicialmente como poesia, por Renan Inquérito, integra o livro de poesias #PoucasPalavras (Literarua, 2011) e o segundo álbum do grupo Inquérito, o ‘Um Segundo é Pouco’ (Independente, 2009). Em uma mescla entre o rap e o samba, mostra uma vertente diferente do rap, que carrega a poesia como impressão digital.

Assista ao trecho de Malhação em que a poesia é declamada:

http://youtu.be/FWRW6QmsCCI

Comente aqui