Data: 17/04/2013 14:18 / Autor: Redação / Fonte: RV&A

KPMG divulga a Pesquisa de Fusões e Aquisições

Transações nacionais puxam fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2013


 

Após uma desaceleração no número de transações apresentada no último trimestre de 2012, a Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG que apurou os resultados dos primeiros três meses do ano registrou uma retomada nos negócios, impulsionada, principalmente, pela força das empresas nacionais. Foram 192 operações de janeiro a março de 2013, resultado 9,1% maior do que o registrado no trimestre anterior, quando aconteceram 176 operações.

O levantamento mostrou ainda que o trimestre ficou abaixo do mesmo período de 2012, quando foram realizadas 204 fusões e aquisições, recorde para o acumulado entre janeiro e março. Apesar disso, com essa recuperação, os primeiros três meses de 2013 conseguiram o segundo melhor resultado para o período na história da pesquisa.

 “Com o recuo do apetite estrangeiro, como percebemos no último trimestre de 2012, já era previsto que dificilmente os números seriam similares ao do mesmo período do ano passado, embora eles tenham esboçado uma recuperação em relação ao último trimestre de 2012”, afirma Luis Motta sócio-líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil e responsável pela pesquisa. “Os destaques dessa edição da pesquisa ficam para as transações domésticas, que somaram 92 transações, e as empresas brasileiras adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior (CB2), que com 13 transações obteve o melhor resultado trimestral desde o terceiro trimestre de 2011”, analisa Motta. “Nas transações CB2, temos que destacar o segmento de Alimentos, Bebidas e Tabaco que teve três transações”, completa o executivo.

Dados setoriais
Mais uma vez, o setor de TI liderou o ranking com 26 transações (uma a menos do que o mesmo período em 2012). Com um crescimento de 54% em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento de Alimentos, bebidas e tabaco ficou em segundo lugar do ranking, com 17 transações (contra 11 do mesmo período de 2012).
Empresas de internet (16) e Empresas Prestadoras de Serviços (15) também se destacaram no levantamento trimestral.

Dados gerais
Tipo de transação   1o. Trim. 2013
Cross-Border 1                  58
Cross-Border 2                  13
Cross-Border 3                    8
Cross-Border 4                  18
Cross-Border 5                    3
Domestic                 92
Total            192
 

Legendas

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro
CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

Sobre a Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG
A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações de fusões e aquisições efetivamente concluídas e divulgadas que envolvam empresas estabelecidas ou com presença no País.

Comente aqui