Data: 02/04/2013 18:10 / Autor: Redação

Ken Block estreia o novo Ford Fiesta ST RX43 nos X Games no Brasil

Piloto ganhou fama mundial com a série de vídeos Gymkhana


FORD FIESTA ST RX43
FORD FIESTA ST RX43

Crédito: Divulgação

 

O público brasileiro será o primeiro a ver o Ford Fiesta ST RX43, novo carro do piloto Ken Block e da equipe Hoonigan Racing Division, na etapa que abre a temporada 2013 dos X Games e do Campeonato Global de RallyCross em Foz do Iguaçu, no Paraná, dia 21 de abril. Esta será a primeira edição completa da competição realizada no Brasil.

O carro, totalmente novo, foi desenvolvido em parceria por Ken Block, a Hoonigan Racing Division e a M-Sport - equipe que foi parceira da Ford no Campeonato Mundial de Rali nos últimos 16 anos. Tendo como base o Ford New Fiesta, a M-Sport usou toda a sua experiência na preparação do modelo ST RX43.

"Escolhemos a M-Sport para essa preparação por várias razões", diz Derek Dauncey, gerente da equipe. "Aprendemos muito no último ano com a participação de Ken Block no Global RallyCross e conseguimos passar essas informações para o time de engenheiros da M-Sport. E eles produziram um carro de corrida sensacional. Nosso carro do ano passado era muito bom e levou Block ao pódio algumas vezes, com medalha de prata nos X Games de Los Angeles e a liderança na maior parte da corrida final em Las Vegas. Entrar nesta temporada com um carro ainda mais evoluído é sensacional para Block e para o time."

Ken Block ficou altamente impressionado com o desempenho do Fiesta ST RX43 nos primeiros testes. "Estou realmente empolgado com este carro", diz Block. "Sei que o meu Ford Fiesta HFHV do ano passado era incrível, mas o RX43 é realmente de outro nível. A M-Sport usou todos os nossos dados e fez melhorias radicais. Estou absolutamente confiante de que terei um dos melhores carros do grid na temporada do Global RallyCross e dos X Games que começa no Brasil. Mal posso esperar."

Série Gymkhana

Ken Block ganhou fama mundial com a série de vídeos Gymkhana, onde faz manobras radicais de "drifting" pilotando um Ford Fiesta. Os cinco vídeos da série já somam mais de 100 milhões de acessos e são um dos virais de maior sucesso no YouTube.

Ken Block iniciou a carreira nos ralis em 2005 e logo conquistou o título de estreante do ano no Campeonato Rally America, categoria em que hoje soma 12 títulos, além de vários pódios e medalhas nos X Games. 

Em janeiro de 2010, o piloto formou o Monster World Rally Team e tornou-se o primeiro americano a competir no Campeonato Mundial de Rali, em parceria com a Ford. Seu contrato com a Ford inclui a participação no Global RallyCross, nos X Games e no Rally America, além da continuação da série Gymkhana. Em 2012, ele renomeou o time como Hoonigan Racing Division, com a meta de expandir as fronteiras do marketing esportivo. Block também é um dos fundadores da DC Shoes, empresa líder mundial em calçados para skate e esportes de ação

Comente aqui