Data: 22/07/2021 13:34 / Autor: Redação / Fonte: Anhanguera

Jogos de Tóquio: práticas esportivas que podem ser feitas em casa

Especialista fornece dicas para quem quer aproveitar o período para se exercitar


Crédito: reprodução

A partir do dia 23 de julho iniciam-se, oficialmente, os Jogos de Tóquio, no Japão. Além da tradicional cerimônia de abertura, a competição conta com 46 modalidades esportivas em sua 32ª edição na era moderna. O evento segue até o dia 08 de agosto. Enquanto os jogos acontecem do outro lado do mundo, há quem se empolgue para começar a praticar simples. Há práticas, inclusive, que podem ser feitas sem sair de casa. É o que conta a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Prof. Dra. Carolina Quedas.

Começando pelas modalidades mais populares no Brasil, quem tem um bom espaço em casa ou conta com quadras no condomínio, pode chamar a família e aproveitar um jogo de futebol. “Uma partida de 30 minutos queima entre 150 e 220 calorias, dependendo do peso do jogador. Mas se o grupo optar por uma partida de vôlei, o segundo esporte mais popular da competição, também em meia hora é possível queimar de 90 a 133 calorias”, diz Carolina.

O basquete também é uma pedida. Uma novidade para Tóquio é a modalidade 3x3, parecido com o basquete de rua. O jogo dura até uma das equipes chegar aos 21 pontos. São queimadas entre 240 e 350 calorias. Por último entre os esportes de equipes e quadras, o handebol é o campeão do emagrecimento, uma vez que consome entre 360 e 530 calorias.

Comum entre os exercícios praticados em casa durante a pandemia de Covid-19, o levantamento de peso pode ser uma das modalidades acessíveis ao público. Meia hora de exercícios, de forma moderada, gasta até 130 calorias.

Mas, há quem prefira as telas. Games simuladores também são interessantes. Opções que oferecem games como boxe, tênis, basquete e surf em forma de realidade aumentada são aliadas do corpo e podem ser alternativas bacanas.

O que importa é não ficar parado e aproveitar os Jogos de Tóquio de maneira a inspirar-se nos grandes atletas que veremos nas transmissões. Além da queima de caloria, os exercícios físicos previnem lesões e dores, reduz o risco de doenças crônicas, melhora a qualidade do sono e melhora o humor, sintomas de depressão, ansiedade e estresse”, finaliza Quedas.

Comente aqui