Data: 10/08/2020 18:07 / Autor: Redação

Japan House São Paulo: Confira programação online com conteúdo especial sobre gastronomia

Programação cultural online apresenta conteúdos sobre arte, gastronomia e propõe conversas com o núcleo Educativo


Crédito: Divulgação

O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas em sua programação diária compartilhando conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio das redes sociais da instituição. Entre 10 e 21 de agosto, a programação destaca artes, gastronomia, costumes e esporte.

Todos os assuntos englobam temas relevantes para a cultura japonesa, como por exemplo, o feriado do Dia da Montanha (este ano comemorado no dia 10 de agosto), que destaca a importância desses elementos geográficos para o povo nipônico. Para celebrar essa data, o montanhista Flávio Kitahara, da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo, contará, por meio de um vídeo, um pouco da sua experiência escalando montanhas no Japão e sua ascensão ao Monte Fuji. Além disso, serão compartilhadas no Instagram fotos enviadas pelo público de suas próprias experiências escalando esse monte, considerado sagrado dentro da cultura japonesa. Entre os costumes apresentados, Priscila Miki Satake - artesã têxtil especializada em tingimento natural, costura artesanal de quimonos e técnicas artesanais do Japão, conta sobre o uso da yukata, uma vestimenta tradicional semelhante ao quimono, porém mais leve e casual. Composta por diferentes elementos, Satake mostrará como vestir esse figurino típico de verão, que ainda hoje pode ser visto pelas ruas do país nessa época do ano. 

As filosofias japonesas continuam presentes na programação. O Budo, tema da exposição "Do: a caminho da virtude", exposta no centro cultural em 2018, possui fortes raízes filosóficas e morais com seus modos de conduta transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, sendo fruto de muita disciplina e dedicação. Desta vez, o destaque é para o conceito de Aikido, com Taiyo Aikido Dojo do grupo Aikido Kawai Shihan, que compartilha por meio de vídeo alguns movimentos simples da prática que podem ser realizados em casa, além de importantes aspectos filosóficos da modalidade.

Falando em gastronomia, semanalmente são apresentadas novidades elaboradas com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizôme), que apresentam receitas com referências nipônicas, especialmente pensadas para o #JHSPONLINE. No dia 12 de agosto será ensinada uma receita do Amazake, bebida à base de pasta de saquê, semelhante ao quentão brasileiro. Já dia 19 de agosto, a última postagem da série traz o Ginger Hot Latte, bebida quente que destaca o sabor do gengibre, ingrediente muito utilizado na culinária japonesa. Ambas receitas são de Kyoko Tsukamoto.

Entre as novidades para os amantes da gastronomia japonesa, acontece a estreia da série de vídeos em que a chef e professora de cozinha Mari Hirata abordará o wasabi, ingrediente muito popular na culinária nipônica. Para essa quinzena, a chef mostrará brevemente como é feita a compra dessa planta e a variedade disponível no mercado local e quais as diferenças de wasabi disponíveis para consumo e um pouco sobre a alteração de sabores.

Para completar essa programação com chave de ouro, o Conversas JHSP do dia 20 de agosto será entre Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e o jornalista e crítico gastronômico Arnaldo Lorençato (Editor Sênior da Veja São Paulo) que trará um delicioso diálogo sobre as peculiaridades da gastronomia nipônica. Lorençato, que esteve recentemente no Japão, conta sobre suas descobertas e percepções deste universo tão único que é alimentação japonesa. O jornalista já realizou mais de 15 mil avaliações de restaurantes em 28 anos de experiência como crítico e, além disso, é autor do “Cozinha do Lorençato”, um podcast de gastronomia, e do “Lorençato em Casa”, programa de receitas em vídeo.

Falando em artes, a especialista em encadernação Estela Vilela, volta em um segundo vídeo, dessa vez com a técnica japonesa de encadernação yamato toji, com quatro furos e na qual os cadernos são costurados pelos seus dorsos, sem a utilização de cola. Já para as crianças, a programação traz uma sequência de conteúdos que ensinam sobre o Ayatori, uma típica brincadeira japonesa que possui muitas versões e níveis de complexidade, podendo ser realizada em conjunto ou até mesmo sozinho. No Brasil, a brincadeira é conhecida como "cama de gato" e a série apresentará algumas versões desse passatempo que pode ser praticado por toda família.

O Conversas com o Educativo, que acontece às terças-feiras, 16h, trará desta vez o tema “Família Japonesa’’, onde o convidado, Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe, aproxima os participantes à cultura e particularidades da família japonesa, apresentando detalhes e transformações ao longo dos anos. No dia 11 de agosto, junto à equipe do Educativo, serão exploradas conversas em torno de assuntos como a noção de família japonesa, o que é uma família okinawana e a importância do conceito de Obon no cotidiano japonês. Já o tema seguinte, no dia 18 de agosto, será em torno de “Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’, com uma conversa sobre os trabalhos do artista Kohei Nawa, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2017, com a exposição ‘’Espuma’’. Neste dia, será discutida a relação entre interdisciplinaridade, o aspecto colaborativo e o diálogo entre recursos tecnológicos e a tradição japonesa.

Confira abaixo a programação completa entre 10 e 21 de agosto:

10 de agosto – Segunda-feira

Yama no Hi - Dia da Montanha

A postagem contará sobre o Dia da Montanha, feriado no Japão. Essa data marca a importância das montanhas dentro da cultura nipônica, permitindo que as pessoas as desfrutem. Por meio de vídeo, o montanhista Flávio Kitahara, da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo, conta um pouco da sua experiência escalando montanhas no Japão e sua ascensão ao Monte Fuji. Além disso, serão compartilhadas as fotos enviadas pelo público de suas experiências escalando o Monte Fuji.

11 de agosto, às 16h– Terça-feira

Conversa com o Educativo - ‘’Família Japonesa’’ 

No dia 11/08, a conversa acontece em torno do tema “Família Japonesa’’, onde o Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe irá aproximar os participantes sobre detalhes da cultura e peculiaridades da família japonesa e as transformações ao longo dos anos. Aqui, junto à equipe do Educativo, serão exploradas conversas em torno de assuntos como a noção de família japonesa, o que é uma família okinawana e a importância do conceito de Obon no cotidiano japonês.

Ayatori

Conhecida como “cama de gato” no Brasil, ayaotori é uma típica brincadeira japonesa que possui muitas versões e níveis de complexidade, podendo ser realizada em dupla ou até mesmo sozinho. O JHSPONLINE apresentará algumas versões desse passatempo que pode ser praticado por toda família.

12 de agosto – Quarta-feira 

Gastronomia - Amazake

Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPONLINE. Essa semana, o Amazake, bebida à base de pasta de sake, semelhante ao quentão brasileiro será ensinada em receita de Kyoko Tsukamoto.

13 de agosto – Quinta-feira

Budo - Aikido com Taiyo Aikido Dojo, do grupo Aikido Kawai Shihan

No Japão, o conceito do Budo fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. Mestres dos esportes apresentados na exposição “Do: a caminho da virtude” a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.   

14 de agosto – Sexta-feira

Wasabi com Mari Hirata

Em uma série de três vídeos, a chef, professora de cozinha e pesquisadora Mari Hirata tratará do wasabi, ingrediente muito popular na culinária japonesa. Vivendo no Japão há muitos anos, para o primeiro vídeo, Hirata mostrará brevemente como é feita a compra dessa planta e as variedades disponíveis no mercado local.

17 de agosto – Segunda-feira

Encadernação japonesa - Yamato toji

Em seu segundo vídeo para o #JHSPOnline, a especialista em encadernação, Estela Vilela, apresentará dessa vez a técnica yamato toji, conhecida estrutura de encadernação japonesa que possui quatro furos e os cadernos são costurados, sem a utilização de cola, pelos seus dorsos.

18 de agosto – Terça-feira

Yukata - vestimenta de verão japonesa

Agosto no Japão é marcado por muitos festivais de verão. As pessoas saem às ruas e reúnem-se em clima de celebração. Uma vestimenta tradicional que ainda hoje pode ser vista pelas ruas nesses momentos especiais é o yukata, semelhante a um quimono, é um traje casual associado a esse período. Priscila Miki Satake - artesã têxtil especializada em tingimento natural, costura artesanal de quimonos e técnicas artesanais do Japão - apresentará o yukata, os elementos que o compõem e o modo de vesti-lo. A artesã é ex-bolsista JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Conversa com o Educativo, às 16h

‘’Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’ 

No dia 18/08, acontece um encontro sob tema ‘’Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’, que aborda os trabalhos do artista Kohei Nawa, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2017, com a exposição “Espuma’’. Neste dia, será discutida a relação entre interdisciplinaridade, o aspecto colaborativo e o diálogo entre recursos tecnológicos e a tradição japonesa.

19 de agosto – Quarta-feira

Gastronomia - Ginger Hot Latte

Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPOnline. Para o último post dessa série, a receita de Ginger Hot Latte, uma bebida quente que se destaca o gengibre, ingrediente muito utilizado na culinária japonesa. Receita de Kyoko Tsukamoto.

20 de agosto, às 19h - Quinta-feira, no Instagram

Conversas JHSP: Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Arnaldo Lorençato  

Neste Conversas JHSP, Natasha Barzaghi Geenen conversa com o jornalista e crítico de gastronomia Arnaldo Lorençato sobre as peculiaridades da gastronomia nipônica. Arnaldo, que esteve recentemente no Japão, conta sobre suas descobertas e percepções deste universo tão único que é alimentação japonesa. Editor da revista Veja S.Paulo, o jornalista já realizou mais de 15 mil avaliações em 28 anos de experiência. É autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo.

21 de agosto – Sexta-feira

Wasabi com Mari Hirata

Em uma série de três vídeos, a chef, professora de cozinha e pesquisadora Mari Hirata tratará do wasabi, ingrediente muito popular na culinária japonesa. Nesse segundo conteúdo, as diferenças de wasabi disponíveis para consumo serão abordados. Fresco, em pasta e em pó são algumas variedades e podem ter alteração de sabor a depender dos ingredientes adicionados. Saiba mais no vídeo feito especialmente para #JHSPONLINE.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

Comente aqui