Data: 08/11/2019 09:15 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Itaú Cultural segue com 'Impactos da tecnologia nas relações humanas'

Redes sociais são tema de conversa em Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror


Black Mirror
Black Mirror

Crédito: Divulgação/Itau Cultural

O Itaú Cultural segue com a programação da segunda edição de Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror. No dia 11 de novembro (segunda-feira), às 19h30, exibe Smithereens, episódio desta série exibida na Netflix. Na sequência, o mestre em comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tarcízio Silva, conversa com o público para elucidar questionamentos latentes levantados pelo episódio.  A mediação é do psicanalista Christian Dunker.

Em Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror são realizados debates inspirados em episódios da série de ficção científica idealizada por Charlie Brooker. Assim como na primeira edição, realizada em maio desse ano, a discussão gira em torno das influências dos algoritmos e da computação na sociedade contemporânea. Dunker é o mediador dos encontros, que contam com a exibição de um episódio da série, seguido de debate com um convidado.

No enredo de Smithereens, segundo episódio da quinta temporada de Black Mirror, um motorista de Londres dá início a uma crise internacional quando sequestra um funcionário de uma empresa de redes sociais. Na semana seguinte, a série de encontros exibe Black Museum, com o artista, editor, pesquisador e curador Daniel Lima.

Sobre os participantes

Christian Dunker é psicanalista e professor titular de Psicanálise e Psicopatologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. É autor de Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (AnnaBlume) e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo), agraciados com o prêmio Jabuti. Colunista da Boitempo e do Jornal Zero Hora.

Tarcízio Silva pesquisa e desenvolve métodos digitais. Mestre em comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente realiza doutorado interdisciplinar em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Leciona em cursos de especializações e coeditou livros como Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: Metodologias, Aplicações e Inovações, em 2016, e Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais, de 2018.

SERVIÇO:

Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror

Dia 11 de novembro (segunda-feira), às 19h30

Exibição do episódio Smithereens e debate com o pesquisador Tarcízio Silva

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 184 lugares

Entrada gratuita

Reserva de ingressos pelo link:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/black-mirror-encontros-debatem-os-impactos-da-tecnologia-nas-relacoes-humanas-2

Dez dias antes dos debates até o início de cada evento (ou até esgotar)

(no dia, apresente o comprovante da reserva - impresso ou no celular)

os ingressos são válidos até dez minutos antes do início do evento

público não-preferencial: um ingresso

público preferencial: um ingresso + um ingresso para acompanhante

Comente aqui