Data: 28/10/2021 14:24 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Itaú Cultural e Instituto Alana lançam Somos Plurais

O lançamento acontece em live, no Youtube do Itaú Cultural, com representantes de instituições e organizações do terceiro setor


O Itaú Cultural e o Instituto Alana realizam no dia 5 de novembro (sexta-feira), às 17h, no canal no Youtube do Itaú Cultural, a live de lançamento de Somos Plurais, publicação digital resultante de uma série de diálogos realizados com instituições culturais e organizações do terceiro setor sobre acessibilidade. O encontro conta com a participação de representantes de instituições e organizações do terceiro setor que integram a publicação, a qual será disponibilizada nesse dia, na landing page somosplurais.com.br

Fruto da parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto Alana, Somos Plurais nasceu do reconhecimento da existência de barreiras que dificultam o direito à acessibilidade. Foi elaborada a partir de uma série de diálogos realizados em 2020 para mapear reflexões, iniciativas e práticas cotidianas de inclusão de diferentes instituições e organizações do terceiro setor. Dos encontros, foram reunidos aspectos referentes à comunicação, ao acesso à cultura e à questão da presença, que integram o material, além de reflexões sobre a produção e o protagonismo de pessoas com deficiência nas instituições e nos equipamentos culturais. 

Encontro

A live de lançamento, mediada pela jornalista Tatiana Diniz, responsável pela elaboração da publicação, conta com participações ao vivo, intercaladas por depoimentos previamente gravados de participantes do projeto, além de Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, e Raquel Franzim, diretora de Educação e Cultura da Infância no Instituto Alana.

Entre os convidados, contam suas experiências Claudio Rubino, gestor de acessibilidade cultural e coordenador com ênfase em acessibilidade nos Projetos Socioculturais  do Instituto Tomie Ohtake, Leonardo Castilho, que desde 2005 atua no setor Educativo do MAM São Paulo como educador, produtor de acessibilidade, assistente e professor,  o ator e consultor Edgar Jacques, que traz exemplos e experiências de acessibilidade, e Claudia Werneck, empreendedora social e fundadora da ONG Escola de Gente. Na conversa ao vivo, a mediadora do encontro recebe, ainda, Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, que atua em prol da  ampliação da acessibilidade no ambiente digital, e Denise Peixoto, educadora do Museu do Ipiranga, que está desenvolvendo uma proposta de política institucional de acessibilidade  de para a instituição. Toda a live terá recursos de acessibilidade em Libras, estenotipia (legenda em tempo real) e audiodescrição.

SERVIÇO

Live de lançamento da publicação Somos Plurais

Dia 5 de novembro, às 17h

Em: www.youtube.com/itaucultural

Participam da publicação

Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM

SESC Paulista

Japan House

Instituto Moreira Salles

MASP

Centro Cultural São Paulo

Pinacoteca

Instituto Tomie Ohtake

Unibes Cultural

Museus Literários

Itaú Cultural

Autismo Projeto Integrar

Escola de Gente

Web Para Todos

Ver com Palavras

Museus Acessíveis

NIC.br

Fundação Dorina Nowill

Instituto Rodrigo Mendes

Itaú Social

Grupo de Institutos Fundações e Empresas- GIFE 

Fundação Tide Setubal

Edgar Jacques

Lara Souto

Márcio Holossi

Raphael Preto Pereira

Comente aqui