Data: 10/04/2013 10:48 / Autor: Redação / Fonte: Companhia de Imprensa

IQA destaca certificação de produtos e serviços automotivos na Automec 2013

Oferece palestras na oficina modelo, e apresenta sua atuação regional


 

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, participa da Automec 2013, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 16 a 20 de abril, com foco na certificação de produtos e serviços automotivos.

Em certificação de produtos, destaque para as baterias automotivas que a partir de junho devem ser produzidas e importadas com o selo do Inmetro. "Após junho, o fabricante ou importador que não tiver o selo do Inmetro no produto pode ser multado e ter a linha de produção ou importação interrompida até que regularize a situação", afirma Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA.

Reparação - Já em serviços automotivos, o IQA lança a nova certificação para transmissões, realizada de acordo com a NBR 15760 parte 1 e 2 (manual e automática), que estabelecem princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição parcial ou total de sistema de caixa de mudanças mecânica (parte 1) e automática (parte 2), tomada de força, caixa de transferência, caixa de redução e transmissão.

"Este é um novo escopo de serviço, que o IQA apresenta em primeira mão na Automec, para ajudar os profissionais de reparação a realizarem serviços de reparo de transmissão com qualidade certificada e, assim, oferecerem mais garantias aos consumidores", afirma José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA.

Ainda com foco no reparador, o IQA participa da Oficina Modelo da Automec, onde o assessor técnico Nilo Chisca, ministra palestra com o tema “Qualidade e Certificação para Empresas de Reparação e Reposição Automotiva”, nos quatro dias de feira, sempre às 11h.

Guia - Além disso, o IQA aproveita a Automec para apresentar novas ações que visam divulgar a certificação para o público final. "Temos realizado diversos esforços para popularizar a certificação de oficinas", afirma Alexandre Xavier. Essas ações serão apresentadas e distribuídas gratuitamente no estande do IQA, localizado na Rua I-19.

A participação do IQA na Automec visa apresentar ao mercado toda a atuação do Instituto no sentido de apoiar empresas e profissionais ao cenário atual e futuro de nosso País. “Apresentaremos a ampliação da atuação regional do IQA e projetos de futuros laboratórios", adianta Mario Guitti, superintendente do Instituto.

O estande do IQA, localizado na Rua I-19.

Comente aqui