Data: 23/04/2020 13:23 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Ela

Instituto Ela apoia costureiras de Paraisópolis na confecção de máscaras de tecido

Em meio à pandemia de Covid-19, o Ela – Instituto Educadoras do Brasil lança projeto de combate e proteção contra a disseminação do coronavírus na comunidade da zona sul de São Paulo


Crédito: Depositphotos

A pandemia de Covid-19 tem afetado a população do Brasil inteiro, especialmente a parcela economicamente e socialmente vulnerável. Em uma das maiores favelas da cidade de São Paulo, a comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul, os casos suspeitos da doença saltaram de 60 para mais de 200 nas últimas duas semanas. O grupo mais vulnerável é composto pelos cerca de 20 mil idosos que residem no local, onde vivem aproximadamente 100 mil pessoas, segundo dados contabilizados pelo IBGE.

Pensando na gravidade desse cenário, o Instituto Ela lançou um projeto de apoio às costureiras da região para realizar a confecção de 5 mil máscaras de tecido que beneficiarão aproximadamente mil famílias.

O Instituto Ela tem como principal objetivo ser uma rede nacional de mulheres empoderadas e propagadoras da educação formal e informal. A iniciativa de auxiliar a comunidade Paraisópolis surge justamente por conta dessa urgência em conectar pessoas e formar redes de apoio entre mulheres num contexto que obriga o isolamento e o distanciamento social.

“Elegemos como primeiro projeto, neste momento tão difícil, a proteção de crianças, jovens e idosos em situações de vulnerabilidade na comunidade de Paraisópolis”, explica a psicóloga Sonia Simões Colombo, presidente do Instituto Ela. “E estamos fazendo isso por meio do apoio às mulheres do projeto ‘Costurando Sonhos’, que estão confeccionando 5 mil máscaras de tecidos para distribuir na comunidade”, complementa a pedagoga Sandra Regina Rezende Garcia, vice-presidente do instituto.

Para patrocinar o trabalho das costureiras, o Instituto Ela organizou uma arrecadação de recursos para a compra de tecidos e materiais necessários na confecção das máscaras, que serão distribuídas a mil famílias. A meta é arrecadar a quantia de R$ 50 mil. Os interessados em participar podem acessar a campanha por aqui.

Pelo fortalecimento das mulheres – O Instituto Ela é uma instituição sem fins lucrativos que cria, apoia e realiza diferentes ações para contribuir com o desenvolvimento do ser humano, focando no fortalecimento das mulheres educadoras e colaborando para o desenvolvimento das mulheres que desejam pertencer ao mundo da educação. Além do projeto “Costurando Sonhos”, o Instituto está envolvido em outras três iniciativas, sempre envolvendo mulheres.

E por que apenas as mulheres? Porque, apesar de valorizar todos os que atuam em educação, o Instituto Ela luta pela igualdade de gênero e, em atenção à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o instituto está focado em incentivar a força feminina.

Para saber mais sobre o Instituto Ela, visite: https://www.institutoela.org.br/

Comente aqui