Data: 19/04/2013 15:05 / Autor: Redação / Fonte: Funarte

III Encontro Funarte de Políticas para as Artes em São Paulo

A programação será realizada na Funarte SP, no dia 07 de maio


Com programação itinerante, que começou no dia 11 de abril, em Aracaju (SE), o III Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizado também em outras três capitais brasileiras: Belo Horizonte, no dia 22 de abril; São Paulo, no dia 7 de maio; e Porto Alegre, no dia 8 de maio. As demais regiões, norte e centro-oeste, receberão o Encontro em etapa posterior.

Na capital mineira, foram destacados como temas as políticas para a música e para o circo. Em Aracaju, na abertura do evento, o debate sobre ‘Diálogos, territórios e conjunturas’ foi muito bem recebido por artistas locais e autoridades do setor. Em São Paulo os temas são políticas para artes visuais, música, arte digital, circo, dança e teatro. A proposta é estreitar cada vez mais o diálogo entre gestores e os que promovem a cultura nas diversas regiões do país.

Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões com a participação da sociedade. Tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional. Isto é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.

O tema do III Encontro, “Diálogos, territórios e conjunturas”, foi criado a partir dos debates, nas edições anteriores do evento. Neles, a Funarte detectou a necessidade de ampliar cada vez mais o campo de discussões e, ao mesmo tempo, aumentar redes de contatos, construindo novas articulações. Por isso, em 2013, o Encontro será realizado em todas as regiões do país. Ele terá parcerias com representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte, e com secretarias estaduais e municipais de Cultura.

Com esta iniciativa a Fundação Nacional de Artes dá continuidade à sua política de diálogo ampliado com a sociedade. O Encontro trará para o debate diferentes perfis de pessoas que, de forma democrática, vão promover uma reflexão importante para a formulação e aperfeiçoamento da política nacional para a atividade artística. As inscrições serão feitas no local do evento, na data de sua realização.

Comente aqui