ABC Música

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí recebe Ceumar Coelho

Espetáculo gratuito acontece no sábado, dia 20, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

  • Data: 16/08/2022 10:08
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conservatório de Tatuí
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí recebe Ceumar Coelho

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí & Ceumar Coelho

Crédito:Divulgação

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – receberá a cantora, compositora e instrumentista mineira Ceumar Coelho para um concerto no próximo sábado, 20, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

 O Grupo de Música Raiz apresentará uma coletânea de músicas de diversas regiões brasileiras ao lado do repertório de Ceumar Coelho, que abarca canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, com sonoridade que permeia entre música lírica e popular de sua ampla discografia.

Sob coordenação do compositor, instrumentista de viola caipira, e pesquisador da cultura popular brasileira, Zeca Collares, o Grupo de Música Raiz foi criado em 2018. Com a missão de fazer leitura, pesquisas e performances da música raiz do Brasil, tanto instrumental quanto em canções, o grupo é formado exclusivamente por alunas e alunos de instrumentos e canto nas áreas de MPB/Jazz e Erudito do Conservatório de Tatuí. O repertório do grupo inclui a diversidade rítmica da música raiz de diversas regiões brasileiras.

Já Ceumar Coelho, natural do sul de Minas Gerais, é cantora, compositora e instrumentista com oito álbuns gravados e 22 anos de carreira. O disco de estreia, intitulado “DINDINHA” (1999), foi produzido por Zeca Baleiro e norteia a carreira musical da artista mineira. A relação com a música vem da infância, quando aprendeu a tocar violão com o pai e a cantar com a mãe.

Na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, Ceumar teve aulas de violão clássico e, em São Paulo, fez aulas de canto com Consiglia Latorre por meio da técnica ‘O Desvendar da Voz’, o que definiu a dinamicidade e naturalidade de suas performances. Já atuou ao lado de artistas como Alice Ruiz, Dante Ozzetti, Tata Fernandes, Flávio Tris, entre outros. Durante seis anos, morou na Holanda onde fez várias apresentações, além de países como Alemanha, Bélgica e Hungria. O oitavo e mais recente álbum, intitulado ‘Espiral’, foi lançado pelo selo Circus, em 2019, com produção de Fábio Pinczowiski e direção artística de César Lacerda.

SERVIÇO

Concerto: Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí & Ceumar Coelho

Data: 20 de agosto de 2022, sábado

Horário: 20h

Local: Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-P

Entrada gratuita

Compartilhar:

  • Data: 16/08/2022 10:08
  • Alterado: 16/08/2023 10:08
  • Redação
  • Conservatório de Tatuí









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados