Data: 07/08/2020 17:10 / Autor: Redação / Fonte: SEDPcD

Governo de SP realiza “Webinário Internacional Cultura Acessível”

Iniciativa teve como objetivo promover experiências de recursos de acessibilidade e inclusão para melhorar o acesso da pessoa com deficiência à cultura e suas ações


Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizou o "Webinário Internacional Cultura Acessível: boas práticas e novas possibilidades".

Com mais de 200 participantes, o evento online, que teve o apoio do Memorial da Inclusão e da Escola de Gente, abrangeu a experiência e abordagem internacional de boas práticas e novos recursos de acessibilidade e inclusão para melhorar o acesso da pessoa com deficiência à cultura e suas ações, pensando na abertura de oportunidades do ambiente virtual pós-pandemia.

"Cultura deve ser um tema diário na vida das pessoas, assim como saúde e educação. É um pedido do Governador João Doria, dar oportunidades iguais a todos. Sendo assim, o lugar da pessoa com deficiência é onde ela quiser, inclusive na cultura. É exatamente com esse espírito de inclusão e alegria que realizamos este webinário", ressaltou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Com especialistas de áreas nacionais e internacionais, o webinário retratou reflexões em seis temas: "Acessibilidade nos Espaços Culturais do Governo do Estado de São Paulo", com o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, Sérgio Sá Leitão; "Unesco e políticas de inclusão na cultura", com a Especialista Associada de Programa - Seção de Patrimônio Móvel e Museus Cultura e Urgências - Setor de Cultura UNESCO - Paris, Fabiana Duarte de Paula; "Acessibilidade nos espaços culturais", com o Gestor Cultural e Dirigente do Itaú Cultural, Eduardo Saron; "Desafios da Cultura Acessível", com a jornalista, escritora e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck e "Acess Smithsonian: Nosso futuro é inclusivo", com a Diretora do Acess Smithsonian, Beth Zibarth.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, ressaltou a importância de um evento como este. "Acessibilidade é a chave para o debate da cidadania. É por isso que estamos aqui, com foco em novas oportunidades para levar uma cultura de qualidade ao maior número de pessoas com deficiência, ampliando o acesso a bens culturais capazes de contribuir na formação delas", disse.

Dentre as abordagens, a fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck destacou a importância da prática da acessibilidade, principalmente no campo cultural. "Não há vida sem acessibilidade, assim como a cultura é uma questão essencial e precisa ter lugar de destaque, ser percebida não como direito opcional, porque ela é central, tão central como a vida. A medida que as pessoas com deficiência conseguirem se expressar e contribuir para a sociedade, estaremos enfim percebendo e encontrando soluções inéditas.", afirmou Claudia.

Comente aqui