Data: 20/10/2020 11:47 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Governo de São Paulo cria Jornada Digital do Paciente

Chamada Pública tem como objetivo facilitar a interação do paciente com a área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Jean Gorinchteyn, Secretário da Saúde
Jean Gorinchteyn, Secretário da Saúde

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O IdeiaGov, Hub de Inovação do Governo, que já lançou quatro editais e teve mais de 170 propostas inscritas, inaugura a sua 2ª edição e lança novo edital, com desafios na causa de Jornada Digital do Paciente. O objetivo é  desenvolver uma experiência mais humanizada e centrada nas necessidades do paciente da área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Para o Prof. Dr Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (Inrad) do Hospital das Clínicas, a Jornada Digital do Paciente surge da união de dois cenários. O primeiro é que, a partir de uma ampla análise, foi possível identificar melhorias necessárias para o atendimento dos pacientes da radiologia. O segundo está relacionado ao cenário da COVID-19, que fez com que a transformação digital se tornasse urgente, tanto para lidar com a sobrecarga do sistema de saúde local, quanto para dar vazão aos exames e atendimentos que ficaram represados em decorrência da pandemia.

O esforço conjunto com a equipe do IdeiaGov faz parte de uma estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas, o maior complexo hospitalar da América Latina com 2,5 mil leitos e 20 mil profissionais nas mais diversas profissões. Por ano, são realizados mais de um 1,4 milhão consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de imagem. “Queremos que a tecnologia nos traga benefícios para conseguir, a cada dia, atender mais pessoas de forma mais segura e com mais qualidade", afirma Kleber Garcia, Gerente de Regulação do InRad.

Para Henrique Bussacos, diretor do Impact Hub São Paulo, responsável pela operação do IdeiaGov, esse projeto materializa o potencial do IdeiaGov de apoiar o governo a colocar a inovação a serviço de melhores serviços para os cidadãos, principalmente em assuntos tão sensíveis como a saúde pública. 

Jean Carlo Gorinchteyn, Secretário da Saúde, afirma que a tecnologia é a chave para retomar a rotina de atendimento na saúde, com segurança e qualidade. "Desde o início pedimos para as pessoas ficarem em casa e, hoje, nós continuamos com esse pedido. A única forma que vamos poder trazer-los de forma segura e, avaliar o risco que cada um deles corre e incorre é por meio de uma jornada digital, seja, no agendamento de consultas, na realização da telemedicina, ou seja, fazendo todo atendimento e monitoramento. A jornada tecnológica de inovação unifica qualidade e agilidade para nosso sistema de saúde", diz Gorinchteyn.

Jornada Digital do Paciente

A Jornada Digital do Paciente vai receber inscrições de empresas ou consórcios que tenham interesse em apresentar propostas de soluções inovadoras relacionadas aos seguintes desafios:

- Solicitação de Exames baseada em dados do paciente, para identificar soluções inovadoras de empresas que consigam criar um sistema de auxílio à solicitação de exames de diagnóstico por imagem;

- Experiência do Usuário no Atendimento - soluções inovadoras para melhorar a experiência do paciente e do colaborador, a partir do uso de tecnologias que tornem os processos mais simples e digitais, desde a recepção do paciente até o término do exame;

- Agendamento Automatizado de Exames - podem participar empresas que apresentarem soluções que possibilitem melhorar a gestão das vagas dos equipamentos de diagnóstico por imagem a partir do agendamento inteligente e automatizado, com foco em reduzir o absenteísmo de pacientes;

- Operação Remota de Equipamentos de Exame de Imagem - a chamada busca soluções inovadoras que possibilitem operar remotamente os equipamentos de Ressonância Magnética e/ou Tomografia Computadorizada de diferentes fabricantes, de forma eficaz e de rápida implementação para auxiliar a realização desses exames.                                                  

As inscric¸o~es sera~o recebidas em formato eletro^nico, por meio de formula´rio disponi´vel no site ?IdeiaGov e qualquer pessoa jurídica pode se inscrever. Os interessados podera~o submeter propostas para um ou mais dos quatro desafios do edital, preenchendo um formulário específico para cada desafio.

As soluções escolhidas irão rodar projetos-piloto em ambiente de uso real no Hospital das Clínicas, testar e validando essas tecnologias e tendo acesso a:

- apoio técnico,

- aceleração especializada para apoiá-las na venda para o governo,

- espaço de escritório gratuito,

- conexão com fontes de financiamento e crédito, tanto públicas, como a Desenvolve SP, quanto com fundos privados de investimento.

Uma vez validadas, essas soluções poderão ser implementadas pelo governo, e adotadas pela administração pública.

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, destaca o desafio de implementação de inovações na saúde pública “A maior dificuldade, que ninguém imaginava enfrentar, trouxe uma grande oportunidade e, o legado positivo que pode ficar da pandemia é a implementação em escala dessas tecnologias que foram viabilizadas por conta da pandemia e, agora, o desafio é implementá-las, definitivamente, em todo o sistema", finaliza.

Sobre o IdeiaGov

O IdeiaGov é um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços públicos para o cidadão e mais eficiência na gestão pública.

O programa busca apoiar servidores públicos na identificação de seus problemas, e identificar soluções inovadoras desenvolvidas por startups, empresas inovadoras e consórcios com pesquisadores para resolvê-los. Dessa forma, conecta o ecossistema de inovação ao governo, apoiando negócios de impacto que resolvam demandas sociais e facilitando a adoção das soluções pelo Estado.

Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros: a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais.

Comente aqui