Data: 14/06/2021 16:30 / Autor: Redação / Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Governo apresenta a segunda fase do Programa Novas Vinicinais

Nova etapa da ação irá beneficiar 140 vias municipais com investimento de R$ 1,08 bilhão


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (14), a segunda fase do Programa Novas Estradas Vicinais, que beneficiará 140 vias municipais com 1.531 quilômetros de melhorias e investimentos na ordem de 1,08 bilhão em recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O programa já soma investimentos de R$ 2,29 bilhões.

“Teremos quase 200 municípios diretamente beneficiados e 3,1 mil quilômetros de estradas melhoradas e sinalizadas, oferecendo melhores condições de segurança para a população”, afirmou o Governador. “Só quem vive no interior sabe a importância de uma vicinal bem asfaltada e sinalizada, o que representa de fato na vida das pessoas”, acrescentou Doria.

A manutenção e recuperação de estradas vicinais são responsabilidades dos municípios, no entanto, o Estado apoia as prefeituras e anuncia a segunda etapa de um amplo programa de melhoria para os municípios manterem suas vicinais. O programa prevê obras para recuperação e modernização da pista, pavimentação de estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem. 

Para a segunda etapa foram selecionadas estradas que passarão por recuperação funcional (recapeamento).

“As vicinais têm papel fundamental para a logística do Estado, elas colaboram para o escoamento agrícola e levam nossa população aos grandes centros urbanos. É uma grande transformação para os municípios, seguimos levando o desenvolvimento regional para todo o estado”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

O programa busca levar melhoria da qualidade de dezenas de vias que cortam o território paulista, facilitando o escoamento da produção, oferecendo segurança para os viajantes e levando desenvolvimento ao interior. Além disso, as vicinais são essenciais para o deslocamento da população aos grandes centros urbanos.

A prioridade do programa, que abrange obras para recuperação e modernização de pistas, pavimentação dos leitos em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem, será para vias que ligam polos geradores de serviços e rodovias estaduais.

Apesar da pandemia, o Novas Estradas Vicinais terá investimentos em todas as regiões do estado. O Governo de SP já havia lançado a primeira fase do programa em maio deste ano, com outras 139 vias selecionadas que somam 1.563 kms e R$ 1,2 bilhão de investimentos. As obras devem começar em julho. Somadas, as duas fases totalizam 279 vicinais distribuídas em 3.094 kms de melhorias.

A realização das obras nas estradas vicinais só será possível após a formalização de convênios entre o Governo do Estado e as Prefeituras. Após o convênio, o cronograma de contratação das intervenções será programado e monitorado pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Participaram do evento de lançamento da segunda fase do Novas Estradas Vicinais o Governador João Doria, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia e os secretários estaduais Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional e João Octaviano Machado Neto, de Logística e Transportes.

Novas fases

O programa não para por aí. O Governo de São Paulo prevê ainda o anúncio de outra fase de novas obras – desta vez, com pavimentação nas vicinais –, a ser anunciada em breve.

“Nós teremos ainda recapes de estradas estaduais e a pavimentação de várias vicinais, um conjunto de outras obras saindo também pelo DER”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia. “O que estamos celebrando hoje são conquistas, fruto de muita coragem e decisões certas na hora certa”, acrescentou.

“É um grande programa do Governo de São Paulo para melhorar a vida das pessoas e criar empregos todo o estado. Estas estradas integram os municípios do interior e do litoral, dão acesso a rodovias, portos, aeroportos e grandes centros urbanos. É o início da nova matriz logística de São Paulo”, disse o Secretário de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto.

Parceria técnica

Um estudo técnico do DER, feito em conjunto com as Prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. As vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.

A publicação do edital da nova fase está prevista para as próximas semanas e o documento estará disponível no site do DER. A partir do edital, a previsão para início das obras é de quatro meses. O prazo de conclusão varia de três a 12 meses.

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