ABC Cultura

Governo abre exposição Marca da Terra, sobre a gastronomia de SP

Uma das atrações do SP Gastronomia, a mostra, gratuita, fica em cartaz no Palácio dos Bandeirantes entre os dias 15 de outubro e 17 de novembro

  • Data: 15/10/2019 10:10
  • Alterado: 15/10/2019 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Governo abre exposição Marca da Terra

O Governador do Estado de São Paulo

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria inaugurou, nesta segunda-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, a exposição Marca da Terra. Parte integrante do SP Gastronomia, evento do Governo de São Paulo que reúne atrações gastronômicas em 16 regiões do Estado durante o mês de outubro, a mostra traz peças do Acervo dos Palácios e 40 imagens dos fotógrafos Delfim Martins, Rodrigo Bari, Henrique Peron e Iara Venanzi, que têm como referência a culinária.

“Tomamos a iniciativa de transformar o Palácio dos Bandeirantes em um centro de difusão de arte. Sou um entusiasta da cultura e da arte de maneira geral, em especial da fotografia. Temos estimulado exposições, valorizando o trabalho de grandes fotógrafos. O SP Gastronomia é um projeto lindo, com apoio transversal de outras secretarias e a exposição Marca da Terra é mais um evento dentro do programa, que vai até o fim deste mês em todo o Estado”, comento Doria.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios estão expostas porcelanas francesas da primeira metade do século XX e utensílios domésticos como bule e moedor de café, entre outros. As fotografias fazem referência aos ingredientes, sabores, e à agricultura e culinária regional de São Paulo.

Os profissionais convidados para a mostra já tinham seu trabalho voltado ao tema. O português Delfim Martins, radicado na capital paulista há cerca de 60 anos, é um deles. Fotógrafo profissional desde 1973, especializou-se em fotografia agrícola, construindo um vasto acervo sobre a produção de alimentos no Brasil. Tem seu trabalho publicado em dezenas de livros sobre o tema no Brasil e no exterior.

Formado em Marketing, o paulistano Rodrigo Bari decidiu, a partir de 2005, associar sua produção autoral com o trabalho comercial e publicitário focado em gastronomia. Antes de ser fotógrafo profissional, o também paulistano Henrique Peron decidiu fechar o restaurante que possuía na capital para se concentrar na fotografia de alimentos. Já Iara Venanzi iniciou sua carreira profissional como fotógrafa em agências de publicidade, produzindo durante vinte anos reportagens em várias regiões do Brasil, e diversos países, com enfoque nos hábitos, cultura e comportamento.

No mesmo espaço expositivo, quem visitar o Palácio dos Bandeirantes poderá apreciar outras importantes obras de arte, tais como Operários, de Tarsila do Amaral, Festa do Divino em Paraty, de Djanira da Motta e Silva e o painel de Antonio Henrique Amaral denominado São Paulo – Brasil: criação, expansão e desenvolvimento.

A exposição Marca da Terra, que fica em cartaz de 15 de outubro a 17 de novembro. A programação completa de ações do SP Gastronomia está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br.

SERVIÇO

Exposição “Marca da Terra”

De 15 de outubro a 17 de novembro de 2019

Palácio dos Bandeirantes

Avenida Morumbi, 4.500 (entrada pelo Portão 2), Morumbi, São Paulo.

Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (de hora em hora), com permanência até as 17h.

Chegar com antecedência de 15 minutos para apresentação de documento oficial com foto e preenchimento do cadastro de visitante.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores.

Entrada gratuita.

Informações: (11) 2193-8282/8623.

Solicitação de agendamento: monitoria@sp.gov.br

Compartilhar:
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo O Governador do Estado de São Paulo

  • Data: 15/10/2019 10:10
  • Alterado: 15/10/2019 10:10
  • Redação
  • Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados