Data: 20/01/2021 09:37 / Autor: Redação / Fonte: Fundação Estudar

Fundação Estudar oferece auxílio financeiro para alunos de universidades públicas

Programa de Líderes da organização está com inscrições abertas para jovens de todo o Brasil; apoio para cursos de medicina é o mais procurado


Os estudantes das universidades públicas brasileiras têm no processo seletivo de bolsas de estudo da Fundação Estudar uma oportunidade de conseguir apoio financeiro para bancar os gastos referentes à graduação e ainda fazer parte de uma comunidade que já formou cerca de 700 líderes brasileiros, nas mais diversas áreas de atuação. Os selecionados recebem auxílio financeiro para despesas como mobilidade, aluguel, material didático e alimentação, além de mentoria e acesso a eventos exclusivos.

Os interessados em participar do Programa de Líderes, que completa 30 anos em 2021, têm até o dia 5 de abril para se inscreverem no site Fundação Estudar . A ação também tem como objetivo oferecer todo o suporte necessário para que os novos talentos brasileiros possam gerar transformação e impacto em suas áreas de atuação.

Do total de ex-bolsistas que tiveram ajuda da organização desde 1991 para estudar em instituições públicas, aproximadamente 55% solicitaram bolsa para estudar na USP (Universidade de São Paulo). É o caso de Victoria Dandara Toth Rossi Amorim. Líder da turma de 2019, a estudante é a primeira mulher trans a cursar Direito do Largo São Francisco. O sonho dela é se tornar ministra da Justiça.

A área de biológicas é onde está a maior parte (23,6%) do total de beneficiados de universidades públicas pelo Programa Líderes Estudar. Entre eles está José Wallison Souza do Nascimento, morador do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Estudante de medicina da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o bolsista é líder da turma de 2020 e com apoio da bolsa e da comunidade da Fundação Estudar, ele quer criar um cursinho popular para que mais jovens negros se tornem médicos.

"É importante que todos esses jovens de universidades públicas com o perfil de liderança e a inquietude que a Fundação Estudar busca, tenham o apoio necessário para desenvolver projetos transformadores em suas realidades de vida. Os custos para concluir uma graduação, mesmo em universidades públicas, pode ser muito alto e inclui despesas como moradia, transporte, alimentação e livros. Por isso, ter um auxílio complementar como aliado no desenvolvimento acadêmico, é fundamental para que mais estudantes aprimorem suas competências no ensino superior e que consigam finalizar seus estudos", explica Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da organização.

O valor das bolsas do Programa de Líderes é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. Caso os interessados não tenham condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, eles podem solicitar a isenção.

Serviço

Link das inscrições: https://bit.ly/2MvfeyR.

Taxas: R$75,00 para inscrição nos programas de graduação e intercâmbio, e R$150 para programas de pós-graduação.

Isenção: Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade.

Tipos de bolsa: Graduação completa no Brasil; Intercâmbio acadêmico de Graduação ou duplo diploma; Graduação completa no exterior ou Pós-graduação no exterior.

Prazo: 5 de abril de 2021.

Etapas:

-Inscrição;

-Testes de perfil e lógica e análise da trajetória;

-Avaliação de vídeo;

-Entrevista de competências;

-Painel com líderes Estudar*

-Painel final*

* A Fundação Estudar irá definir se os painéis serão online ou presenciais. Todas as fases anteriores são online.

Comente aqui