Data: 30/06/2022 09:39 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Sabin

Franca recebe Ludoteca para acolhimento de menores vítimas de violência

Projeto do Instituto Sabin está instalado na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Municipal


 Franca recebe Ludoteca para acolhimento de menores vítimas de violência
Franca recebe Ludoteca para acolhimento de menores vítimas de violência

Crédito: Divulgação

Depois de Osasco, Franca é a 2ª cidade do estado São Paulo a receber este ano mais um espaço Ludoteca, projeto do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin. A nova unidade é a 12ª do estado e a 117ª unidade do Brasil e está instalada na Clínica de Psicologia, do Centro Universitário Municipal de Franca (uniFacef).

O ambiente foi desenvolvido para assegurar a melhor assistência e acolhimento às crianças e adolescentes que passam por algum tipo de violência. A Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

"Estamos muito felizes em firmarmos a nossa primeira parceria com uma universidade pública. Para que esta aliança seja de fato benéfica, estudamos como podemos fazer para que a aproximação e interação com os psicólogos e assistentes sociais deixem as vítimas à vontade e se sintam seguras para relatarem e ressignificaram a violência ressignificaram que sofreram ou presenciaram. Assim, planejamos e criamos uma estrutura com jogos e recursos pedagógicos, psicoterapêuticos que convidam as crianças e adolescentes a expressarem, de forma suave e delicada suas histórias, com a privacidade e a sutileza que o momento exige", destacou o gestor do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

A gestora do Grupo Sabin em Franca, Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha, comemorou a oportunidade de oferecer na região um espaço que já impactou e transformou a vida de milhares de famílias no Brasil. "É muito gratificante para nós podermos celebrar uma parceria com um propósito tão singular e com benefícios fundamentais para a qualidade de vida dessas vítimas que viveram experiências tão delicadas. Aqui, já temos um espaço Ludoteca desde 2019, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A experiência mostra como o ambiente proporciona um olhar especial e necessário às nossas crianças e aos adolescentes vítimas de violência e que podemos ajudá-las a romper o silêncio e superarem seus traumas", declarou.

Implantado em 2008 pelo Instituto Sabin, o espaço Ludoteca oferece assistência nas mais diversas regiões onde o Grupo Sabin está presente. Em 2022, além da unidade Franca, forma inauguradas ludotecas em Osasco (SP) e Maringá (PR).

Comente aqui