Data: 04/06/2020 16:41 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Fórum Paulista de Mobilidade Urbana debate desafios atuais do transporte coletivo

Evento discutiu novas demandas e dificuldades enfrentadas pelo segmento diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)


74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana
74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Neste cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19,) a retomada do?transporte coletivo apresenta novas demandas e problemas para o setor que atua em mobilidade urbana no Estado de São Paulo. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (4/6), durante o segundo dia da?74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento, realizado por meio de videoconferência, tem como anfitrião o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e reuniu aproximadamente 120 participantes.?

Com o tema “Consolidação das propostas das entidades representativas do Setor de Transportes Públicos devido a Pandemia da Covid-19”, os representantes das entidades convidadas debateram como o coronavírus afetou o modelo de transporte das cidades, evidenciando a necessidade de repensar as condições estruturais e de funcionamento do transporte coletivo de passageiros. Além disso, ressaltaram que as empresas do setor de mobilidade urbana estão passando por dificuldades econômicas e financeiras. 

O presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, alertou sobre os desafios que a categoria precisará enfrentar no pós-pandemia e enfatizou a necessidade de projetos que atendam as demandas do setor. “Temos duas questões que precisamos pensar: o emergencial e a retomada. Mais da metade das empresas vai desaparecer”, disse. 

Carlos Barreiro, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), ressaltou a importância do diálogo sobre as problemáticas enfrentadas pelo setor e as necessidades atuais da mobilidade urbana. “Hoje conseguimos consenso em algumas questões que envolvem transporte público”, afirmou. 

O encontro foi coordenado pelo vice-presidente do Fórum Paulista, Silvestre Ribeiro, com participação Carlos Barreiro, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Também participaram do encontro Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos  (ANTP), e Rodrigo Mata Tortoriello, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Em seguida, o evento debateu a prorrogação dos prazos para recursos de autuações e indicações de condutores, com coordenação de Jorge Akira Kobayaski, vice-presidente do Fórum Paulista. O tema foi debatido por José Luiz Nakama, assessor da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Frederico Pierotti Arantes, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

A programação da? 74ª Reunião do Fórum Paulista prossegue nesta sexta-feira (5/6), a partir das 10h. O evento é organizado pela Coordenação Executiva do Fórum Paulista e pela Secretaria Executiva pela Mobilidade Urbana Eventos. Jornalistas podem acompanhar o debate como ouvintes. 

Comente aqui