Data: 24/06/2019 13:57 / Autor: Redação / Fonte: Colégio Anglo São Paulo

Formação humana é essencial para o desenvolvimento dos alunos

Colégio Anglo São Paulo estimula a integração, a diversidade e o autoconhecimento


O Ensino Médio é um período em que os estudantes estão se preparando para o vestibular e construindo suas identidades. A escolha da profissão, por exemplo, é um passo importante e que não é fácil para muitos deles. A dúvida sobre qual carreira trilhar é apenas uma das várias descobertas da adolescência.

Nessa fase de tantos desafios é importante ter o apoio da família e da comunidade escolar. Por isso, Colégio Anglo São Paulo mantem uma relação de proximidade com as famílias, alunos e professores. A escola preza a plena integração dos seus estudantes e os apoia para que possam se desenvolver plenamente.

“Se você conversar com os alunos que tiveram aulas com a gente em 2018, você vai perceber que houve um trabalho socioafetivo bastante importante acontecendo. Esse clima de competição que você vê por aí não ocorre aqui”, diz o professor de matemática Thales Athanasio

Os jovens, nesse período, querem ser aceitos pela comunidade e, claro, ainda precisam focar nas aulas. Estabelecer laços fortes de cooperação, portanto, é positivo para o processo de aprendizagem: “O pessoal se une e junta a parte de estudo e a parte afetiva de forma bastante legal. E isso é muito difícil de você ver em um colégio. Normalmente acaba se focando em um e deixando a outra parte de lado” completa Athanasio.

Essa visão de acolhimento é compartilhada pelos alunos e, mesmo que seja exigido muito empenho nas disciplinas, os estudantes têm total liberdade para pedir auxílio aos professores ou até a orientação da diretora Margaret Toba. “Para mim, foi o Colégio em que eu mais aprendi em um só ano - com as pessoas e os professores. Foi uma experiência incrível. O Colégio é uma segunda casa para mim”, conta o aluno Lorenzo Silva.

A formação humana do Colégio também engloba o respeito e a celebração da diversidade. Essa postura da escola amplia a visão dos alunos e os ajuda a compreenderem realidades variadas. “O Colégio foi muito importante para mim porque eles não ensinaram só a matéria do vestibular, matemática, física, biologia... mas também o conceito amplo de respeito, eles ensinam a ter empatia. Lá você é aceito independente da sua raça, do seu credo, da sua ideologia”, relata a ex-aluna Bárbara Kei sobre a sua experiência.

 O Colégio Anglo São Paulo tem por objetivo formar integralmente seus estudantes para que eles possam alcançar os seus objetivos e serem cidadãos preparados para os desafios do século: “O que mais me agrada no Colégio é a manutenção do projeto conteudista para o vestibular e, ao mesmo tempo, o apego a questão da formação humana, do cidadão, do indivíduo dentro da sociedade; dá para fazer as duas coisas”, afirma  o professor de história, Vinícius de Paula.

Os estudantes também têm a liberdade para se abrir, enfrentar seus medos, desafios e crescer juntos. Assim, se desenvolvem emocional e cognitivamente, formam e vivem sua identidade: “O clima é muito bom aqui no Anglo entre os professores, entre os professores e alunos e entre os próprios alunos. É um lugar de muita tolerância, estamos aqui para abraçar a todos”, completa o professor.

Comente aqui