Data: 05/08/2020 15:58 / Autor: Redação / Fonte: Ford

Ford Fund abre inscrições para programa de mentoria voltado ao terceiro setor

Este ano o programa será 100% digital e vai apoiar projetos voltados ao combate da pandemia e seus efeitos; As inscrições vão até 29 de agosto de 2020.


Participantes da edição passada
Participantes da edição passada

Crédito: Divulgação

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, abriu nesta semana as inscrições para a terceira edição brasileira do seu programa de capacitação para lideranças do terceiro setor, o 92Y Ford Fellowship 2020. Este ano, devido à pandemia, o programa será 100% virtual, com a seleção de 12 participantes que receberão a mentoria de seis semanas, a partir de 1º de outubro.

Outra novidade desta edição é a criação de um fundo especial para projetos voltados ao combate à Covid-19 e seus efeitos, como o desemprego e a violência doméstica, destinado a ex-alunos do programa. Os selecionados serão anunciados no dia 15 de setembro e receberão microssubvenções – de US$1.000 a US$5.000 – para colocar as ideias em prática.

“Com este fundo, iremos reforçar a nossa luta contra o coronavírus, a partir de soluções rápidas e criativas, que possam abranger o maior número de pessoas”, diz Roberta Madke, gerente de Responsabilidade Social da Ford.

No programa de mentoria, o novo currículo terá como foco o crescimento pessoal e profissional dos participantes, criando um espaço para o debate sobre a situação no Brasil e como o trabalho de cada um pode inspirar e promover mudanças positivas em toda a sociedade. Os palestrantes e parceiros incluirão ex-alunos, especialistas internacionais e líderes da rede 92Y.

“O objetivo do Ford Fellowship é estimular a capacidade do terceiro setor no Brasil, apoiando líderes e organizações que têm a mesma aspiração que a nossa: tornar a vida das pessoas melhor”, afirma Roberta Madke. “O terceiro setor tem um grande potencial que precisa ser apoiado, especialmente agora, quando entidades que atendem populações vulneráveis lutam para se manter diante dos cortes de patrocínios e doações diante desse cenário sem precedentes.”

Segundo uma pesquisa da Rede de Organizações do Bem, que reúne 800 ONGs das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, 67% das entidades tiveram queda de arrecadação de mais de 50% após o início da pandemia, e 83% correm o risco concreto de fechar as portas ou reduzir substancialmente suas atividades.

Para saber mais sobre os projetos ou se inscrever, basta acessar www.92YFordFellowship.com.br.

Soluções para a comunidade

Criado pela 92Y, um centro comunitário e cultural em Nova York – fundador do #DiaDeDoar/#GivingTuesday –, em parceria com o Ford Fund, o Ford Fellowship tem como proposta analisar, em conjunto com os líderes das organizações selecionadas, os principais desafios que as comunidades locais enfrentam e explorar novas tecnologias, parcerias e colaborações para ajudar a resolvê-los.

Nas últimas duas décadas, o programa internacional ofereceu a cerca de 360 participantes, de 74 países, workshops de liderança, discussões em grupo e oportunidades de se conectar e colaborar com colegas com ideias semelhantes na mobilização de suas comunidades e no desenvolvimento da capacidade de todo o setor.

Em 2018, o programa foi reformulado para se concentrar no Brasil. Participantes de todo o país se reuniram por uma semana em São Paulo e Salvador, respectivamente, para participar do programa e se conectar como líderes do setor. Nesta edição, os participantes das duas primeiras edições do programa terão a oportunidade de receber apoio para novos projetos relacionados à Covid-19.

Comente aqui