Data: 18/10/2019 15:47 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria ONG África do Coração

Final da Copa dos Refugiados será nesse domingo no Pacaembu

A competição reuniu mais de 200 jogadores amadores, sendo 20 de cada seleção


Final da Copa dos Refugiados será nesse domingo no Pacaembu
Final da Copa dos Refugiados será nesse domingo no Pacaembu

Crédito: Divulgação

O maior projeto de integração esportiva que envolve refugiados e imigrantes no Brasil, a Copa dos Refugiados e Imigrantes, chega a sua final nesse domingo. Nessa disputa, que será realizada no Pacaembu, a República Democrática do Congo e Níger se enfrentam em busca do título.

O evento, criado e organizado pela ONG África do Coração, conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), San José Clube, Ponto e Asav.

A Copa busca promover protagonismos, mostrar as realidades, e assim, dar mais um passo para romper os preconceitos, as discriminações e lutar contra a xenofobia. Além de, chamar a atenção para as necessidades de inserção dos refugiados/imigrantes no mercado de trabalho.

"Essa Copa luta contra a xenofobia e o preconceito. Tira as pessoas da invisibilidade e mostra o intercâmbio entre os países. É uma grande vitória porque mostramos que os refugiados e imigrantes tem muito a oferecer, não queremos roubar o lugar de ninguém", destaca o coordenador da Etapa São Paulo da Copa, Braima Mané.

O tema de 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país” e este ano a Copa já passou por Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE). Ao todo a competição envolverá aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, 46 seleções agregando pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.

Serviço

Data, Horário e Local

20/10 - Estádio do Pacaembu, às 14h

Praça Charles Miller - Pacaembu, SP

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Comente aqui