Data: 12/02/2020 14:19 / Autor: Redação / Fonte: Sesc

Filme “Hoje” ganha sessão comentada no Sesc Avenida Paulista

A cineasta Tata Amaral faz comentários durante a projeção sobre processo de criação do longa que aborda o período pós-ditadura


Cena de “Hoje”, com Denise Fraga e direção de Tata Amaral
Cena de “Hoje”, com Denise Fraga e direção de Tata Amaral

Crédito: divulgação

O Sesc Avenida Paulista promove no dia 18 de fevereiro, terça, uma sessão comentada do filme “Hoje”, da premiada cineasta brasileira Tata Amaral. O longa, protagonizado pela atriz Denise Fraga e o uruguaio Cesar Troncoso, aborda o período pós-ditadura militar, narrando as memórias da personagem de Fraga, uma ex-militante política. Na sessão, a diretora comenta o filme durante a projeção, expondo questões estéticas e abordando o processo de construção do longa, que foi baseado no livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi. “Hoje”, longa de 2011, recebeu os prêmios de Melhor Filme e Prêmio da Crítica no 44º Festival de Brasília. A atividade, que tem mediação de Camila Izidio, é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência.

SINOPSE

Em 1998, Vera (Denise Fraga) está se mudando para um novo apartamento, na região central de São Paulo, que conseguiu comprar devido a uma indenização que ganhou do governo brasileiro em decorrência do assassinato do marido Luiz (César Troncoso, URU). A perda de seu companheiro ocorreu na época em que ambos eram militantes contra a ditadura militar no Brasil e, enquanto a mudança ocorre, ela vê o fantasma de Luiz, fazendo com que se recorde das torturas sofridas por ambos na época do regime militar.

A CONVIDADA

Tata Amaral é diretora e produtora. Seu primeiro longa-metragem, "Um céu de estrelas" (1997), recebeu os prêmios de melhor filme de estreia no Festival de Havana e de melhor direção no Festival de Brasília. Seis anos antes, o curta-metragem "Viver a vida" (1991) já havia chamado a atenção para esta cineasta paulistana. Em 2006 lançou "Antônia" (2006) que ganhou uma versão de minissérie homônima baseada em suas protagonistas, que foi ao ar na Rede Globo antes de sua estreia nos cinemas. Entre seus filmes destacam-se ainda os títulos "Sequestro relâmpago" (2018), "Trago comigo" (2016) e "Através da janela" (2000).

MEDIAÇÃO

Camila Izidio é formada em produção de áudio e vídeo e estudante de Educomunicação na ECA-USP. Co-fundadora da Pujança, produtora audiovisual formada por mulheres negras, como diretora criativa, fotógrafa e montadora; fez direção de fotografia no longa metragem documental “Aqui não entra luz”, direção de fotografia no curta documentário “Do amor à cura”, além de outros trabalhos em curtas de ficção e série para TV como assistente de fotografia. É co-criadora e realizadora da websérie “No Nossa História Invisível”.

SERVIÇO

SESSÃO COMENTADA DO FILME "HOJE"

Com Tata Amaral

Quando: dia 18 de fevereiro de 2020

Horário: às 20h, terça

Local:  Arte II (15º andar)

Quanto: Grátis, retirada de ingressos com uma hora de antecedência

Classificação: 12 anos

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Comente aqui