Data: 17/01/2020 15:30 / Autor: Redação / Fonte: T4F

Festival GRLS! anuncia Djamila Ribeiro

Escritora fará um workshop no espaço Talks; Com curadoria da POPLOAD, festival GRLS! acontece no Memorial da América Latina, nos dias 07 e 08 de março


Festival GRLS! anuncia Djamila Ribeiro
Festival GRLS! anuncia Djamila Ribeiro

Crédito: Rafael Pavarotti

Filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro é mais um nome confirmado para o espaço Talks, que promoverá uma série de workshops integrando a programação do festival GRLS!, que acontece nos dias 07 e 08 de março no Memorial da América Latina.

Especialista quando o assunto é relações raciais ou de gênero e feminismo, Djamila é um dos nomes mais fortes da atualidade e possui forte presença no mundo digital pois acredita que é importante a apropriação da internet como uma ferramenta na militância das mulheres negras. “A mídia hegemônica nos invisibiliza [as mulheres negras]. E na internet a gente encontrou um espaço pra existir”, já pontuou a filósofa.

Como escritora, escreveu “Lugar de Fala” (Pólen Livros), “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno Manual Antirracista” (Companhia das Letras). É dela o prefácio da edição brasileira de “Mulheres, Classe e Raça”, de Angela Davis.

Hoje, Djamila Ribeiro escreve uma coluna para o jornal Folha de S.Paulo e coordena a Coleção Feminismos Plurais, com livros que abordam temas como lugar de fala, empoderamento e racismo estrutural.

No ano passado, a BBC a elegeu como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e foi contemplada com o Prince Claus Awards 2019, promovido pelo fundo holandês Prince Claus. Criado em 1996, o prêmio internacional contempla indivíduos e organizações que inovaram nas áreas da cultura e do desenvolvimento. Já fez palestras na ONU, Harvard e em Oxford e sua presença inspira e reforça a importância de ler mulheres negras.

Outro nome já confirmado pelo festival GRLS! é a escritora Conceição Evaristo, autora premiada de diversas obras e ícone da literatura contemporânea, reconhecida por dar voz às mulheres negras e da periferia.

Talks será um espaço dedicado a palestras, oficinas e de muita conversa e com a intenção de fazer com que as discussões geradas dentro de GRLS! se amplifiquem para outros espaços e outros grupos de pessoas. A produtora cultural Isis Vergílio e a jornalista Renata Simões serão responsáveis pela curadoria do espaço.

Comente aqui