Data: 08/11/2019 13:12 / Autor: Redação / Fonte: Aromeiazero

Festival Bike Arte Gira em São Miguel Paulista

São Miguel Paulista celebra amanhã (9) o direito de ocupar as ruas com o Festival


O Festival Bike Arte Gira proporciona  sensações e histórias inesquecíveis para quem participa dele e a população de São Miguel Paulista vai ter essa oportunidade no sábado, 9 de novembro, quando acontece a segunda edição desse projeto. Durante todo o dia, a rua Serra da Juruoca será ocupada apenas por bicicletas e pessoas. Elas poderão se envolver em dezenas de atrações e atividades que celebram o direito que possuem de estar nas ruas em segurança e sem a circulação de carros.

A primeira edição aconteceu em Heliópolis, em 29 de setembro. Passaram por lá quase 2 mil pessoas. Foram consertadas 70 bicicletas e mais de 150 crianças pedalaram com o Rodinha Zero, entre outras atrações que promovem a sustentabilidade da comunidade a partir da mobilidade ativa.

Em São Miguel Paulista não será diferente e, assim como em Heliópolis, a maioria das atividades é produzida localmente. O objetivo é que a renda e o conhecimento adquiridos permaneçam e se perpetuem na comunidade.

A programação começa de manhã e vai até as 19 horas. Das 11 às 17 horas, crianças de 2 a 11 anos vão aprender a pedalar livremente com a equipe do Rodinha Zero, que vai emprestar bicicletas e ajudá-las e pedalar sem rodinhas auxiliares. Quem está com bike quebrada vai poder fazer manutenção básica de graça com a Mecânica Comunitária e ainda dar um toque colorido com o pessoal da customização de bicicletas.

O Bazar da Bike vai vender modelos reformados por alunos e alunas do curso Viver de Bike com preços a partir de R$ 50,00. E haverá o sorteio de uma bicicleta Trek novinha em folha.

A parte cultural trará diversidade com apresentações de talentos locais. A partir do meio dia,  o palco recebe a cultura tradicional do Maracatu - Porto de Luanda; a literatura falada do Sarau Pretas Peri; o dancehall da Lei di Dai - Sound System; o show de cultura Drag Queen com o Coletivo Acuenda; o Lucas Afonso e Samba Coletivo; e o rap de As Trinca.

Também vai haver compartilhamento de aprendizados adquiridos durante a semana anterior, quando, quatro oficinas realizadas no bairro geraram produção arte, cultura e conhecimento. Quem estiver no festival será convidada a ajudar a colar os cartazes produzidos durante a oficina de lambe-lambe Lambike, saber como foi o processo de produção dos zines que a oficina de cicloativismo Pedale-se produziu a partir do resgate de histórias de afetividade com a bicicleta e ainda ajudar na finalização dos grafites produzidos por estudantes da Escola Estadual Pedro Moreira durante a oficina Arte Inclusiva.

Serviço: Festival Bike Arte Gira

Quando: 9 de novembro - das 11 às 19 horas

Onde: Rua Serra da Juruoca - São Miguel Paulista

Preço: Grátis

Apoio da Fundação Tide Setúbal

Programação: https://www.facebook.com/events/903158020086141/

Crédito: divulgação

Comente aqui