Data: 20/01/2020 11:45 / Autor: Redação / Fonte: Troféu Ayrton Senna

Felipe Massa apoia realização do Troféu Ayrton Senna de Kart

Piloto brasileiro também está na organização do Mundial de Kart, que será na mesma pista de Birigui (SP)


Felipe Massa
Felipe Massa

Crédito: Aline Bassi | Balaio de Ideias

Felipe Massa, um dos maiores ídolos do automobilismo nacional, apoia a realização do Troféu Ayrton Senna de Kart.

A primeira edição do evento da modalidade será de 21 a 25 de janeiro, no kartódromo SpeedPark, em Birigui, interior de São Paulo.

A competição terá 15 categorias, incluindo uma feminina, e mais de 200 pilotos de várias idades confirmados.

Atualmente da ABB Fórmula E, Felipe Massa elogiou a competição, que segundo ele ajudará a fomentar ainda mais a categoria de formação do automobilismo.

“É muito legal ter um campeonato de kart com o nome do Ayrton Senna. Ele é um exemplo que nós temos no Brasil, é um nome muito forte não só no automobilismo, mas nos esportes em geral”, disse Felipe Massa.

O piloto Felipe Massa está envolvido com o kartismo, mesmo sendo um dos destaque da concorrida Fórmula E, competição dos carros elétricos.

O brasileiro é presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA - Federação Internacional de Automobilismo.

Massa está à frente também do Mundial de Kart, que será realizado na mesma pista de Birigui (SP), em novembro de 2020.

“Acho bacana o Troféu Ayrton Senna principalmente por ser em Birigui, local que receberá este ano o Mundial de kart, que conseguimos trazer pela primeira vez para o Brasil”.

“E não podemos esquecer que o kart é a escola para todos que sonham em chegar a F1, Fórmula E ou qualquer outra competição profissional de automobilismo. Todos os pilotos passam pelo kart”, completou Felipe Massa.

O piloto da ROKiT Venturi Racing na Fórmula E espera que esses eventos ajudem a fortalecer o kart no país, fomentando inclusive os karts elétricos.

“O kart no Brasil precisa ser muito melhorado, eu luto muito por isso porque acredito que a realização do Mundial no Brasil não é somente um evento, e sim, uma possibilidade de evoluir, de melhorar tudo que envolve o kart no país, tanto no que diz respeito ao lado organizacional quanto tecnológico.”

 O kart elétrico

Em outubro do ano passado, Felipe Massa foi a São Paulo (SP) promover a temporada  2019-20 da ABB Formula E.

O piloto recebeu jornalistas e personalidades do esporte, como o tetracampeão de futebol Márcio Santos, para vivenciar, no kart, um pouco de um monoposto elétrico.

A nova categoria de Felipe Massa é 100% elétrica e chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo.

Apesar dos esforços, não há quase opções de kart elétrico no Brasil, o que segundo Felipe Massa, pode mudar.

“Espero que tenhamos karts elétricos em maior número no Brasil em breve. No caso do nosso país, não é algo que dependemos apenas do nosso desenvolvimento, depende também da CBA (Confederação Brasileiro de Automobilismo) em trazer o que é necessário o mais rápido possível para o Brasil”.

“Acredito que em pouco temos teremos uma categoria com karts elétricos. O problema do kart é que as baterias são pesadas, e o kart no que diz respeito a segurança, é necessário que a bateria pese o mesmo que um motor comum de kart. Ainda não chegamos nisso, mas é algo que está em desenvolvimento e em breve teremos algo pronta.

Sobre o evento

O 1º Troféu Ayrton Senna de Kart conta com várias atrações de 21 e 25 de janeiro de 2020. O evento contará com baterias de diversas categorias de kart, além de corridas a pé e caminhadas de 3, 5 e 10km, shows e exposições de itens históricos de Ayrton Senna.

O Troféu Ayrton Senna de Kart terá prêmios especiais para premiar pilotos de diversas formas, como o Troféu Superação e o Troféu Pole Position.

A prova tem a chancela do Instituto Ayrton Senna.

O evento continua sendo organizado pela Two Points, empresa que é dirigida pelo medalhista olímpico Thiago Pereira e Tuka Rocha, ex-piloto Stock Car, que faleceu em novembro deste ano vítima de um acidente de avião.

Os mais de 200 competidores confirmados estão divididos em 14 categorias: Mirim, Cadete, F4, F4 Senior, Woman Series, Junior Menor, Shifter, OK, OK Junior, Senior (125), Super Senior (125), Junior, Novatos e Graduados, além de uma categoria nova, a Troféu Ayrton Senna Indoor.

Mais informações em https://trofeuayrtonsennakart.com.br/

Crédito: Aline Bassi | Balaio de Ideias

Comente aqui