Data: 26/11/2020 14:27 / Autor: Redação / Fonte: Sesc

I Feira Virtual de Economia Solidária do ABCDMRR

Pequenos empreendimentos afetados pela pandemia se unem para lançar plataforma virtual de comercialização justa no Grande ABC


Para enfrentar os efeitos da pandemia, o Sesc tem realizado ações de economia solidária para pequenos empreendimentos. O projeto “Formações Solidárias” realizado pelo Sesc São Caetano propôs, através de “oficina-laboratório”, a criação de ferramentas digitais compartilhadas voltadas aos pequenos empreendimentos do Grande ABC. O fruto do resultado da “oficina-laboratório” é uma plataforma coletiva de comercialização virtual, cuja estreia ocorre em “feira virtual”, nos dias 27 a 29 de novembro.

I Feira Virtual de Economia Solidária do ABCDMRR

Um dos maiores desafios que a pandemia legou ao conjunto da humanidade foi a necessidade das ações de suporte e amparo coletivo frente aos efeitos negativos da pandemia desigualmente distribuídos na população. O Sesc, não fugindo ao desafio, refletiu sobre um dos grupos que foram especialmente vulnerabilizados pela pandemia: os pequenos empreendimentos.

De modo a enfrentar os efeitos da pandemia para os pequenos empreendimentos, o Sesc São Caetano tem realizado ações de economia solidária voltadas a geração de renda e ao estímulo à construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nesse sentido, o projeto “Formações Solidárias” que ocorreu nos dias 20, 22, 27 e 29 de outubro e 3, 5, 10 e 12 de novembro, envolveu a capacitação de pequenos empreendimentos em comercialização virtual através de um laboratório de inovação tecnológica e social.

Por meio do laboratório, os empreendimentos participantes tiveram acesso a temas como “gestão coletiva de comercialização virtual” e “fotografia para redes sociais” além de, especialmente, terem a oportunidade de construírem, junto aos formadores, uma plataforma de comercialização virtual própria em um formato de “Market place solidário”, congregando os empreendimentos participantes.

O primeiro fruto do laboratório estreia nos dias 27, 28 e 29 na “I Feira Virtual de Economia Solidária do ABCDMRR”. A Feira Virtual realizada por meio da plataforma contará com bate-papos sobre economia solidária e comercialização justa no site “http://economiasolidariadoabc.com.br/” e venda de produtos diversos que abarcam alimentos orgânicos, bolos e confeitaria diet, artesanatos diversos, serviços de terapia, entre outros.

A organização da feira e da plataforma, após a sua construção, têm sido feita de modo “autogestionado”, isto é, construído horizontalmente e coletivamente pelos comerciantes entre os diversos empreendimentos participantes com a colaboração do Fórum Regional de Economia Solidária e Alternativa do ABC.

Serviço

O Fórum Regional de Economia Solidária do ABC foi construído a partir da regionalização do Fórum Paulista de Economia Solidária criado em 2003. O Fórum é um espaço de articulação, mobilização, debate, desenvolvimento e fortalecimento do Movimento de Economia Solidária do Estado de São Paulo.

A I Feira Virtual de Economia Solidária do ABC ocorre nos dias 27, 28 e 29 de novembro na plataforma www.economiasolidariadoabc.com.br. A programação completa e os produtos expostos se encontram no site.

Comente aqui