Data: 02/12/2019 18:12 - Alterado em: 05/12/2019 16:45 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa

Feira Preta celebra 18 anos no Memorial da América Latina nos dias 7 e 8/12

Maior feira de cultura e empreendedorismo negro da América Latina chega à 18ª edição com programação gratuita e a participação de 100 afroempreendedores


Feira Preta celebra 18 anos no Memorial da América Latina nos dias 7 e 8/12
Feira Preta celebra 18 anos no Memorial da América Latina nos dias 7 e 8/12

Crédito: Divulgação

Em 2019, a #FeiraPretaFaz18 e acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, das 12h às 22h, com entrada gratuita e sujeita à lotação do espaço, no Memorial da América Latina (metrô Barra Funda). Neste ano, a programação artística e cultural, a partir da trajetória da própria feira e do foco em unir experiência, design e conexão, traz o tema "Passado, Presente e Futuro". De onde vieram, onde estão e para onde vão a arte, a cultura e o empreendedorismo pretos?

No Memorial, a Feira Preta estará dividida em espaços temáticos - Afroempreendedores, Preta Inova, Preta Fala, Preta Degusta, Erê (Infantil) e Saúde e Bem Estar e - que unem conteúdos sobre diferentes temas que atravessam a existência preta nas diferentes áreas de atuação, da militância ao entretenimento, passando pelo mundo dos negócios e oportunidades de trabalho. Além de uma programação artística imperdível, que já tem como atrações confirmadas:

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Sábado, 7 de dezembro
Larissa Luz convida Linn da Quebrada
Drik Barbosa convida Danna Lisboa
Senzala Hi-Tech
Samba da Laje e convidados - Tributo ao Reinaldo (Príncipe do Pagode)
Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira

Domingo, 8 de dezembro
ÀTTØØXXÁ
África em Nós (banda com músicos da Diáspora Africana)
Encontro dos blocos Ilú Obá de Min, Ilú Inã, Umoja e Zumbido
TUYO
Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira
Ato Ecumênico Inter-religioso, com Padre Ennes e Pai Francisco de Oxum

PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS
ESPAÇO PRETA DEGUSTA
Espaço com empreendedores pautados na culinária afrodiaspórica que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.

ESPAÇO AFROEMPREENDEDORES
Feira de produtos e serviços de empreendedores de vários estados brasileiros. Metade deles que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.

ESPAÇO ERÊ
Um espaço para família e cuidadores com atividades lúdicas afro referenciadas para as crianças a partir de 0 meses, com Era Uma Vez o Mundo, Dúdú Badé, Alfabantu, Luderê Afro lúdico e Ebony English Kids

ESPAÇO PRETA INOVA
Espaço que vai reunir, a partir de curadoria da Feira Preta, empreendedores que estão inovando e mudando a cara dos seus setores de atuação. São eles:

Cultura Geek
Perifacon, Vortex, Sue the Real, Facebook Games
Tecnologia e Informação
PretaLab, TecnoGhetto, Vale do Dendê, Afrophynton

Economia Criativa/Turismo
Brafika Viagens, Black Bird Viagens, Rota da Liberdade, Diaspora.Black

Empreendedorismo Financeiro
Grana Preta, Ubuntu Finanças, Conta Black, No Front

Empregabilidade
EmpregueAfro, AfroTrampo

ESPAÇO PRETA FALA
Espaço dedicado a diálogos e lançamento de livros de escritores negros
7 de dezembro
13h30 - Empreendedorismo Periférico (oferecimento iti)
Mediador: Adriana Barbosa (Feira Preta)
Convidados: Andreza Delgado (Perifacon), Bruno Ramos (Favela no Poder), Raquel Motta (Sue the Real), Toni Baptiste (artista multimídia)

15h30 - Presença Negra na Gastronomia (oferecimento Academia Assaí)
Mediadora: Larissa Januário (A Casa Azul, Sem Medida e Marie Claire)
Convidados: Dona Carmem Virgínia (O Altar Cozinha Ancestral), Aline Chermoula (Chermoula Culinária)

17h30 - O Futuro das Políticas Públicas
Mediador: Marcio Black (Fundação Tide Setubal)
Convidados: Elaine Mineiro (Uneafro Brasil, Samba das Pretas, Jongo dos Guaianás), Neon Cunha (Ativista Transgênera), Erika Hilton (Transvestigênere da Bancada Ativista)

8 de dezembro
13h30 - Por uma educação financeira (oferecimento iti)
Convidados: Amanda Dias (Grana Preta), Gabriela Chaves (NoFront Empoderamento), Fernanda Leôncio (Conta Black e AfroBusiness), Jeilson Santos (Ubuntu Finanças)

15h30 - A potência da estética negra (oferecimento Kolene)
Mediadora: Adriana Couto (jornalista)
Convidados: May Diniz (creator), Patricia Avelino (creator), Angelo Assumpção (Ginasta Olímpico)

17h30 - Gêneros: quais questões atravessam a existência preta e indígena
Mediadora: Danielle Almeida (Mulher, cis, lésbica. Cantora artivista, Mestre em Ciência da Educação e Especializada em história da África e da Diáspora Negra na América Latina)
Convidados: Tatiana Nascimento (Mulher, cis, lésbica. Escritora), Jamille Nunes (Mulher, cis, bissexual. Ativista pelos direitos dos povos indígenas), Roger Cipó (Homem, cis, heterossexual. Fotógrafo pesquisador da imagem nas religiões afro-brasileiras e curador do TROCATROCA - Masculinidades Plurais), Akin Abaz (Homem, trans, heterossexual. Fundador do Infopreta)

Literatura
Escritoras e escritores convidados apresentarão seus livros nos intervalos do Espaço Preta Fala e seguirão no espaço de lançamentos de livros até o fim do dia para vendê-los e autografá-los:
7 de dezembro
13h20 - Elaine Marcelina, com sua série "MARCELINA" (O primeiro livro de Marcelina; A primeira boneca de Marcelina; A primeira trança de Marcelina)

15h - Iris Amâncio, com "As cores das flores" e a série "CLÁSSICOS NEGROS PARA CRIANÇAS" (Coração perdido de Machado de Assis; Dom Casmurro de Machado de Assis; A escrava, de Maria Firmina dos Reis)

17h - Maira Ranzeiro, com "Maira, a alegre campeã"

8 de dezembro
13h20 - Abisogun Olatunji Oduduwa, com "Pan-africanismo: Apontamentos e Reflexões" e "Às Irmãs: Mulheres Africanas na Revolução Preta Mundial"

15h - Rosemar Gomes Lemos, com "UBUNTU: As Transformações Através das Ações Afirmativas"

17h - Preta Rara, com "Eu Empregada Doméstica - A senzala moderna é o quartinho da empregada"

ESPAÇO SAÚDE E BEM ESTAR
Atendimentos com quick massage e Reiki. Oficinas de Chás, Garrafadas, Alimentação Viva com Sucos e Patês, Práticas e Rodas de Conversas: Maternidades Preta, Práticas Integrativas em Roda: Corpo e mente, Saúde da População Preta. Yoga, Rekhet Yoga, Receitas da Vó: Conhecendo ervas e benzeção e cadastro de profissionais pretxs da área da saúde. Venda de produtos: óleos terapêuticos, garrafadas, absorventes ecológicos, banhos , escalda pés, sabonetes artesanais entre outros produtos. Com Afro Saúde, Pretos Saudáveis , Cresparia Soluções Pretas, Dra Clelia Prestes, da Amma Psique, Melanina Fitness, Movimento Afro Vegano, Rekhet Yoga ( Yoga Africano), Makota Terapia Ancestral, Yemesi Yoga, Capins da Terra, Terapêutica Nativo Brasileira, Yoni das Pretas, Atleta de Peso, Maoni Gestar e Nascer, Receitas da Vó, Dra. Regina Mulanji (Pediatra), Espaço Potencial de Vida, Dra. Andréa Gonçalves (Ginecologista), Dra. Daniela Paulino (Fonoaudióloga e Consultora de Amamentação)

Serviço:
18ª Feira Preta - Passado, Presente e Futuro
Shows, espaço infantil, empreendedores de produtos e serviços diversos, área de gastronomia, espaço de bem estar, entre outras atividades.
Data: 7 e 8 de dezembro
Horário: das 12h às 22h
Local: Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Programação: www.feirapreta.com.br
Entrada Gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Comente aqui