Data: 27/10/2021 10:25 / Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira / Fonte: AutoMotrix

Falando de Transportes e Transportadoras - Fretamento 100% elétrico


Ônibus elétrico BYD D9F da empresa paulista Orion Transportes
Ônibus elétrico BYD D9F da empresa paulista Orion Transportes

Crédito: Divulgação

A Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento contínuo e eventual, está colocando em operação um ônibus 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F.

Esse é o primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no Estado de São Paulo. “Os ônibus são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido a diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores”, ressalta Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD.

O chassi BYD D9F é projetado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. O motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, proporcionando 402 cavalos de potência combinada. No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo.

Comente aqui