Data: 05/12/2019 14:36 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Evento de tecnologia reúne alunos e professores da rede estadual de SP

Palestras, mostras de robótica, feira de ciências e hackathon fazem parte da programação que vai durar dois dias


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual da Educação promove nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6) o Movimento Inova, um evento inédito de tecnologia que contará com a participação de mais de 2 mil alunos e professores de todo o estado de São Paulo.

A programação inclui uma série de experiências realizadas entre 9h e 17h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), na capital.

O evento contará com mostra de robótica, desafio hackathon, além de feira de ciências. Os participantes apresentarão seus trabalhos e participarão de oficinais, mostras, palestras e desafios de programação.

Serão palestras com temas como competências socioemocionais e projeto de vida, oficinas de letramento digital e mostras de robótica que vão dar uma noção do que será o programa Inova Educação, que estará em vigor a partir do próximo ano letivo.

O Inova Educação é um modelo pedagógico pioneiro que vai conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21 e será ofertado a partir de 2020 a todos os dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo.

No novo projeto pedagógico os estudantes ganharão duas aulas por semana de uma atividade chamada Projeto de Vida, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia.

Hackathon e mostras

Um dos destaques do evento será o hackathon, uma maratona de trabalho, em que os estudantes precisam encontrar soluções para desafios reais da educação paulista por meio da tecnologia.

O Movimento Inova também vai abrir espaço para compartilhar as experiências de escolas que tenham adotado práticas de robótica e computação criativa seja por meio de disciplinas eletivas, regulares, ou ainda, grupo de estudos, como forma de introdução da tecnologia no dia a dia dos estudantes.

Feira de ciências

O evento também sediará a final da 6ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). A feira é uma ação pedagógica que busca estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino em ciências humanas e ciências da natureza, estimulando a pré-iniciação científica. Cerca de 40 projetos finalistas serão submetidos à banca de avaliação.

Comente aqui