Data: 26/11/2020 16:32 / Autor: Redação / Fonte: Escola Vereda

Escola Vereda oferece bolsas estudos de até 100% para jovens do Ensino Médio

Oportunidade faz parte do projeto da Escola para o Novo Ensino Médio, que também terá enfoque no projeto de vida e crescimento do estudante


Crédito: Divulgação

O ano letivo de 2021 chega com grandes oportunidades na Escola Vereda (Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca – São Paulo). Nos dias 28/1112/12 e 16/01 serão realizadas provas para conceder a estudantes do Ensino Médio bolsas de até 100% de desconto. A prova terá até 40 questões e será aplicada presencialmente seguindo todos os protocolos sanitários da pandemia do coronavírus. As bolsas são válidas para todas as unidades do colégio e para os três anos finais da Educação Básica. As inscrições podem ser feitas aqui (clique aqui).

A oportunidade faz parte do projeto de implementação do novo Ensino Médio, modelo que propõe aumentar o engajamento e protagonismo do jovem, garantindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores que o preparem para a contemporaneidade. A oficialização da pedagogia do novo Ensino Médio reforça o objetivo da própria Vereda, formar cidadãos críticos, cientes e protagonistas nas mudanças do mundo. Edson Moscoso, Diretor Acadêmico da Vereda, explica que “a proposta é, ao mesmo tempo, ensinar a Base Comum Curricular e ajudar o jovem a ampliar suas possibilidades, entendendo o plano individual dele e criando gosto nessa construção de conhecimentos sólidos”.

Itinerários formativos, ensino integral e ensino híbrido

Enquanto a reforma prevê que as escolas aumentem a carga horária para, no mínimo,  1.000 horas anuais por série, na Vereda o Ensino Integral possibilita já a partir do próximo ano a ampliação para 1.870 horas anuais, além de uma grade curricular bem mais completa dividida em Formação Básica (1.215h/ano), Formação Profissional e Cidadã (250h/ano) e Projetos Integradores (405h/ano).

A grade mais completa permite também uma adaptação gradual do estudante aos Itinerários Formativos (IFs), um conjunto de atividades educativas que podem ser escolhidas pelos estudantes conforme suas áreas de interesse. Os IFs serão primeiro apresentados como obrigatórios. A experiência de independência dos jovens, de poder escolher suas disciplinas, será inserida aos poucos, por meio de cursos extras realizados aos fins de semana no formato online. “A preocupação inicial é entender se o jovem está ou não confortável em decidir seu caminho. Nós temos que olhar com calma e individualmente para a maturidade de cada um nesse processo de escolha”, justifica Edson.

Por meio do Projeto de Vida, iniciativa já existente na Vereda, que serão trabalhados os itinerários que buscam preparar o jovem para o mundo do trabalho e que serão divididos da seguinte maneira: os estudantes da 1ª série se aprofundaram em Empreendedorismo, da 2ª série  em Inovação Tecnológica e da 3ª série em Carreiras.

Outro ponto de grande relevância a qualquer projeto pedagógico é a atenção aos estudantes da 3ª série. Em 2021, o conteúdo contará com um planejamento revisional e os jovens terão acesso a quatro horários semanais de simulados. Esses simulados serão divididos em três modelos, ENEM, FUVEST e Vereda, com a intenção de permitir ao estudante compreender seu plano individual. Junto a isso, aos sábados, haverá um espaço de desenvolvimento de habilidades e conteúdo específicos, para auxiliar cada jovem em sua preparação ao vestibular.

Sobre a Escola Vereda (www.escolavereda.com.br) - Com 4 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio em Santo André, e no Ensino Fundamental I e II em São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral com foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI. Tudo isso com um valor competitivo, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível.


Comente aqui