Data: 18/01/2021 17:41 / Autor: Redação / Fonte: English Live

English Live dá seis dicas para se organizar e estudar inglês em 2021

O idioma é cada dia mais importante na busca pela qualificação para enfrentar o mercado de trabalho, já que se tornou uma exigência no currículo dos brasileiros


Estamos no primeiro mês do ano e muitas pessoas já começaram a sentir a necessidade de organizar a rotina para ter um ano mais produtivo. Para isso, é preciso adotar novos hábitos, já que encaixar no dia a dia um tempo para todas as tarefas é sempre o maior desafio.

Para aqueles cujo objetivo para 2021 é aprender a falar inglês, é fundamental separar um tempo para se dedicar ao estudo da língua. O idioma é cada dia mais importante na busca pela qualificação para enfrentar o mercado de trabalho, já que se tornou uma exigência no currículo dos brasileiros. Com a pandemia causada pelo coronavírus, a procura por cursos de inglês no Brasil durante a quarentena chegou a crescer 55% e, para cursos online, mais que dobrou. De abril a outubro de 2020, a EF English Live, maior escola de inglês online do mundo, teve um aumento de 20% nas vendas, dado que reforça a procura dos brasileiros pela qualificação. A pandemia não só possibilitou uma maior dedicação das pessoas à aprendizagem do idioma, mas também foi responsável por promover a cultura do ensino online, que tem diversos benefícios, como se adaptar a diferentes rotinas. 

Confira abaixo 6 dicas que podem ajudar e ser o "empurrãozinho" para se aprofundar na língua inglesa nesse início de ano. 

1 – Faça um planejamento e mergulhe de cabeça no inglês

É sempre importante separar um tempo para cada tarefa que você deseja realizar: trabalhar, estudar, cuidar do corpo, se divertir e descansar. Se seu objetivo é aprender ou aperfeiçoar o inglês, é hora de planejar como fazer isso acontecer, com os recursos à disposição. Qual é seu nível atual e até onde quer chegar? Para o que você vai usar o idioma? O que precisa treinar mais? Ter esses detalhes bem definidos ajudará a estabelecer sua rotina de estudos sem ficar perdido. Pensando no seu cronograma, qual é o melhor horário para estudar sem distrações? Peça também a colaboração de quem mora com você para que possa se dedicar ao máximo sem que interrompam.

2 - Escolha um lugar tranquilo para estudar

Em uma escola online ou presencial, ter um espaço reservado para os estudos é precioso. Seja para conversar com o professor em vídeo ou simplesmente pensar no assunto da aula depois de voltar da escola, é importante que esse lugar seja arejado, de preferência bem iluminado, e que não seja, necessariamente, seu espaço para descansar ou dormir. É importante separar esses momentos do seu dia. 

3 - Use a tecnologia ao seu favor

Aqueles mil alarmes que você usa pra acordar de manhã ou lembretes de e-mail são grandes aliados para você não perder a hora e deixar tudo sobre controle, tanto para a hora de começar, quanto para terminar. Nos tempos atuais, também há um mundo de apps (aplicativos) para smartphones e tablets em que você vai achar diversas ferramentas de estudos que podem ajudar a criar um excelente programa. Apps como “My Study Plan”, “MyStudyLife” e “iStudiez” podem ajudar. Dê uma chance a esses artifícios e veja qual funciona melhor com você.

4 - Conte com professores especialistas

Até os autodidatas precisam de apoio, e ter alguém para acompanhar sua jornada é essencial. Pode ser um amigo ou parente para praticar junto, mas ter um professor para dar mais orientações e tirar quaisquer dúvidas cruciais vai ajudar. E você pode contar com a EF English Live para os dois: com as aulas em grupo a cada meia hora, 24 horas por dia, é possível praticar a conversação com pessoas do mundo todo. E nas aulas particulares com nossos professores certificados, pode escolher o tema que quiser trabalhar na hora marcada e escolhida por você. 

5 - Faça aulas regularmente

A aula foi um sucesso, cheia de coisas novas para pensar e usar no seu dia a dia? Já vá se programando para a próxima. É assim que se cria uma rotina de estudos, que é essencial para aprender muito. Espaçar demais os encontros com seu professor cria mais ansiedade e pode aumentar a insegurança quando vocês conversam. Ter uma boa frequência de aulas – que caiba no seu bolso e sua rotina – faz toda a diferença para tornar o inglês parte do seu dia.

6 - Coloque o inglês no seu dia a dia

Todos os dias, faça algo que envolva inglês. Você pode trocar os filmes e seriados dublados pelos legendados, escutar mais músicas em inglês, ver vídeos curtos no YouTube, escrever a lista do mercado em inglês. Use a criatividade e mantenha o contato com o idioma constante. 

Comente aqui