Data: 24/05/2022 13:46 / Autor: Redação / Fonte: Enel Distribuição São Paulo

Enel realiza Operação Energia Legal na Zona Leste da capital paulista

Iniciativa engloba o Projeto Colorindo com Energia com a pintura de dois muros do CEU Aricanduva de tema relacionado ao combate ao furto de energia


Crédito: Divulgação

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realiza, entre hoje e 27 de maio, a 2ª edição da Operação Energia Legal no bairro Aricanduva, na Zona Leste da capital. A iniciativa tem como objetivo combater as fraudes e os furtos de energia e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. A companhia reúne uma força tarefa com cerca de 20 equipes de inspeção, em parceria com as forças de segurança pública, para fiscalizar e retirar ligações clandestinas.

Em paralelo à ação, a concessionária dá início ao projeto Colorindo com Energia, com a pintura em grafite de dois muros do CEU Aricanduva sobre o tema combate ao furto de energia, por meio do personagem Juca Energia. O responsável pela pintura é o artista local e designer gráfico, D. NOSSA, - que conta com 20 anos de experiência no universo da arte urbana, o grafite. O objetivo da ação é o de gerar uma aproximação e conscientização da população sobre o assunto. Durante o evento, será possível conferir o trabalho do artista, que fará a entrega dos novos muros à comunidade na próxima sexta-feira. 

O projeto Colorindo com Energia tem como objetivo a pintura em muros e subestações com o tema de segurança com a população. Além da conscientização, a concessionária busca o resgate cultural e do território, o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local e a geração de renda por meio da empregabilidade. Para isso, durante a ação serão realizadas oficinas de grafite voltadas para o mercado de trabalho com alunos do grêmio estudantil da EMEF Paulo Gomes Cardim, localizada no CEU Aricanduva, que terão a oportunidade de pintar um dos muros com o artista D. NOSSA.  O responsável por Ações de Combate às Perdas de Energia da Enel Distribuição São Paulo, Ricardo Martins, explica que a região foi escolhida para receber a ação devido à quantidade de ligações clandestinas identificadas por meio de inspeções de rotina da distribuidora. “A Enel SP promove fiscalizações e faz um mapeamento de todos os pontos onde há suspeita de irregularidades e traça um plano de ação para regularização”.

Ainda segundo Martins, outro grande objetivo do Energia Legal é mostrar que os clientes também têm um papel importante no combate ao furto de energia. Qualquer consumidor pode fazer denúncias anônimas, sem a necessidade de se identificar, pelos canais de atendimento, por meio do site; aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS  ou Android, ou pelo 0800 72 72 196

Furto de energia é crime

A distribuidora realiza constantemente ações de combate ao furto de energia em parceria com a Polícia Civil. Em 2021, a empresa realizou 211 operações que resultaram em 114 pessoas detidas em flagrante.

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia.

A prática também contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico. Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Durante a ação, os clientes poderão contar com os serviços disponibilizados pela companhia no CEU Aricanduva (Av. Aricanduva, 5825, Jardim Santa Teresinha), das 9h às 16h. A loja de atendimento móvel vai oferecer diversos serviços como consulta de débitos, 2ª via da fatura, atualização cadastral, religação e alteração de titularidade.

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, os clientes poderão trocar até 4 lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares – por outras novas e mais econômicas, de LED.  Para participar, basta ser o titular da unidade consumidora, levar um documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem trocadas. Além disso, os consumidores poderão preencher o formulário de Diagnóstico Energético para concorrerem à troca de geladeira. Para participar da ação, será preciso responder o questionário e estar de acordo com as regras da troca. Após o cadastro, as informações serão confirmadas para a realização da substituição das geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes.

E para os clientes da região que possuem o Cadastro Único (CadUnico) atualizado e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão orientação e atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.

Agentes de Sustentabilidade também estarão à disposição para dar dicas de consumo consciente de energia, com a entrega de materiais educativos e uso de uma maquete que simboliza uma residência e o consumo médio em cada cômodo. Um técnico de segurança da concessionária dará instruções sobre os cuidados com a rede elétrica e vai realizar atividades lúdicas voltadas às crianças, com importantes dicas do personagem Juca Energia.

Serviço:

2ª edição Operação Energia Legal São Paulo

Data: de 24 a 27 de maio de 2022

Horário: das 9h às 16h

Local: CEU Aricanduva - Av. Aricanduva, 5825 – Jardim Santa Teresinha

Comente aqui