Data: 31/08/2021 14:08 / Autor: Redação / Fonte: Enel Distribuição São Paulo

Enel destina R$ 2,87 milhões em ações e de eficiência energética em Pirituba e Perus

Iniciativas fazem parte das ações do projeto-piloto Smart Meter, que irá instalar 300 mil medidores inteligentes nos dois bairros da capital paulista


A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, destinou R$ 2,87 milhões em projetos sociais e iniciativas de eficiência energética nos bairros de Pirituba e Perus no primeiro semestre de 2021, como parte das ações socioeducativas do projeto Smart Meter. Os moradores dos bairros da Zona Oeste da Capital Paulista foram beneficiados com a troca de equipamentos e atividades de consumo consciente.

No período, a concessionária realizou 14,6 mil diagnósticos energéticos nas residências dos moradores de Perus e Pirituba, que fazem parte do projeto-piloto que irá instalar 300 mil medidores inteligentes nas duas regiões. Essa iniciativa permitiu identificar os clientes que possuíam geladeiras e lâmpadas ineficientes no consumo de energia, além de levar informações sobre como usar a energia de forma mais eficiente.

Ao todo, a Enel Distribuição São Paulo promoveu a troca de 44,5 mil lâmpadas antigas por modelo LED, que são 80% mais econômicas e possuem uma vida útil de 25 mil horas. Além disso, a concessionária também promoveu a troca de 1.283 geladeiras por modelos novos e mais eficientes do ponto de vista energético.

A estimativa da companhia é de que as novas geladeiras tenham um consumo de energia 20% menor do que as antigas. A desmontagem das geladeiras antigas e o tratamento de gases retirados é realizado pela concessionária sem acarretar nenhum custo às famílias e são descartadas corretamente por parceiro do projeto, respeitando a legislação ambiental.

As trocas de lâmpadas e geladeiras por modelos mais eficientes visam a melhoria da qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo, buscando a redução do consumo de energia e conscientização ambiental. Além disso, essa ação está alinhada aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível.

Ações sociais

Além das trocas de equipamentos, a área de sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo promoveu uma série de ações sociais voltadas ao consumo consciente e à segurança da população. Foram realizadas oficinas de consumo consciente e palestras sobre segurança e convívio adequado com a rede elétrica. Em média, cada oficina contou com a participação de 180 pessoas da região.

“Também realizamos ações com líderes comunitários dos bairros atendidos, nas quais explicamos os benefícios da tecnologia dos medidores inteligentes para a população”, afirma a gerente de Sustentabilidade da concessionária, Solange Mello. A Enel Distribuição São Paulo, além disso, promoveu a doação de 1,6 toneladas de alimentos não perecíveis às regiões de ação dos líderes comunitários.

Projeto Smart Meter

Os medidores inteligentes integram uma solução digital, desenvolvida com tecnologia Enel, que permitirá aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente, além de permitir à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço.

A concessionária já instalou 89 mil medidores inteligentes nos bairros de Perus e Pirituba. A previsão é que até março do próximo ano sejam instalados 150 mil medidores inteligentes na região de um total de 300 mil dispositivos do projeto.

A substituição do medidor não implica na cobrança de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla campanha de informações junto aos clientes beneficiados. Os novos medidores contam com tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota do consumo de energia, o que também irá viabilizar, no futuro próximo, que os consumidores acompanhem diariamente o seu consumo no celular e computador.

A iniciativa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Todos os medidores estão sendo produzidos no Estado de São Paulo, em unidades fabris nos municípios de Sorocaba e em Vargem Grande Paulista, promovendo a geração de emprego na indústria 4.0 e acelerando a economia de diferentes setores.

Esta é a primeira fabricação de medidores inteligentes da Enel na América Latina. O modelo produzido no Brasil e instalado em São Paulo possui tecnologia desenvolvida pela Enel, que há 20 anos atua no mercado de medição inteligente em todo o mundo. Globalmente, a Enel já instalou mais de 45 milhões de medidores inteligentes em países como Argentina, Chile, Colômbia, Itália, Peru, Romênia e Espanha.

Comente aqui