ABC Meio Ambiente

Encontro Lixo Zero em São Paulo

Com entrada gratuita, o Encontro Lixo Zero ainda terá oficinas, exposições e um mercado circular, aberto para comunidade

  • Data: 05/06/2022 11:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Encontro Lixo Zero
Encontro Lixo Zero em São Paulo

Oficina

Crédito:Divulgação

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo¹, atrás apenas de EUA, China e Índia, e pesquisas recentes apontam que a geração só aumenta. Em 2019, o Brasil produziu 79,1 milhões de resíduos sólidos urbanos (RSU)². Com a pandemia da COVID-19 nos últimos dois anos, o consumo desses produtos cresceu cerca de 4% nos lares dos brasileiros.

Especialistas indicam que este aumento considerável está diretamente relacionado às novas dinâmicas sociais. Mais famílias passaram a trabalhar em esquema home office, com a diminuição do consumo de alimentos em restaurantes, por exemplo. Com isso, o delivery se fez mais presente para grande parte dos consumidores.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), a cidade de São Paulo consegue aproveitar somente 7% dos resíduos sólidos encaminhados para a reciclagem. O tema merece atenção e para debater as urgentes questões climáticas e destinação correta para os resíduos sólidos no planeta, o Encontro Lixo Zero – 3, 2, 1, 0, Emergência!, será aberto ao público, com entrada gratuita, nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.

O evento reunirá representantes do poder público, especialistas e ativistas em torno de uma agenda que discutirá políticas públicas, responsabilidade socioambiental e emergência climática.

“A responsabilidade pelo resíduo sólido urbano é do poder público, mas também de todos os cidadãos e das empresas. O problema é complexo, precisa de soluções urgentes e audaciosas”, diz Flávia Cunha, fundadora da Casa Causa e responsável pela curadoria do evento.

Este ano, o Encontro Lixo Zero será presencial, mas o público também terá a oportunidade de acompanhar a transmissão de algumas palestras via canal no YouTube. Entre os assuntos das palestras: lixo zero, economia circular, compostagem, upcycling (reutilização criativa), desperdício de alimentos, design de eventos regenerativos, design sustentável e impacto dos resíduos na mudança climática.

Um dos debates mais esperados será promovido no dia 10 de junho, pela Gerdau e a Artemisia – organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Elas irão apresentar a Tese de Impacto Socioambiental em Reciclagem, com os principais desafios enfrentados no tema de resíduos e as oportunidades para empreender com impacto positivo no setor. Entre os destaques do material, um contexto global sobre a reciclagem, os impactos da pandemia na produção de lixo na reciclagem, os caminhos para economia circular e quais oportunidades de negócios com impacto socioambiental.

Ainda, no dia 10 de junho, o painel As grandes marcas e suas ações de sustentabilidade, irá trazer para o debate a questão dos resíduos plásticos gerados pelas grandes empresas e será conduzido por Nayara Baccan Pereira (Ambev), Patricia Mistura (Heineken) e Ricardo Glass (Okena).

Outros painéis que serão realizados durante os dois dias de encontro: geração de resíduo e crédito de carbono, a sustentabilidade na embalagem plástica, mitos e realidades sobre o carro elétrico, moda sustentável e a agricultura regenerativa, serão realizados de acordo com a programação.

No sábado, dia 11 de junho, o painel Transformação da indústria da moda e consciência de consumo terá a presença de Thayne Garcia (Colabora), que irá discorrer sobre a moda sustentável, Mariana Gatti (FarFarm), com a importância do sistema regenerativo para o setor e Isabella Loglio (Fashion Revolution), que irá propor uma discussão sobre como são tratados os resíduos na moda e a importância da transparência e rastreabilidade para circularidade.

Durante os dois dias de Encontro Lixo Zero, os visitantes terão uma área para descarte consciente de produtos eletrônicos, como fios, controle remoto, celular, mouse, pilhas, baterias, cartuchos e toner de impressora. O óleo de cozinha também será recolhido, desde que esteja coado. Roupas, calçados, brinquedos (em bom estado) serão destinados para doação.

Programação das oficinas

Todas gratuitas, as oficinas serão sobre tingimento vegetal em tecidos e dinâmica para recuperar orquídeas resgatadas do descarte (ambos realizados no dia 10/06). No dia 11 de junho, técnicas de compostagem e contação de histórias para crianças. Para participar de cada uma delas, o público deverá se inscrever previamente

Também disponível aos presentes, o mercado circular com produtos de perfumaria e aromaterapia, óleos essenciais, cuidados com a pele, cosméticos naturais e veganos e orgânicos brasileiros.

Com grande expectativa, Flávia Cunha, responsável pela organização, diz que é uma grande oportunidade para a sociedade debater sobre a melhor gestão do lixo nas cidades. “Se você faz parte do problema é o momento para propor soluções reais. Essas discussões elencadas pelo Encontro Lixo Zero geram insights, responsabilidades, conhecimentos e ação prática”, completa.

Promovido pelo Instituto Lixo Zero e Associação Brasileira dos profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), o evento conta com o apoio da Gerdau, Nespresso, Ambev, Havaianas e curadoria da Casa Causa, Recir e MFT Sustentabilidade.

Serviço:

Encontro Lixo Zero – 3, 2, 1, 0, Emergência!

Data: 10 e 11 de junho

Horários: 8h30 às 21h (10/06) e 11h às 19h (11/06)

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – São Paulo/SP

*Entrada gratuita no evento mediante cadastramento prévio pelo link.

**Para participar das oficinas e palestras é necessário inscrição prévia.

Mais informações sobre o evento: https://encontrolixozerosp.com.br/

Importante: Necessário a apresentação do comprovante de pelo menos 2 doses da vacina contra o COVID-19.

Compartilhar:

  • Data: 05/06/2022 11:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Redação
  • Encontro Lixo Zero









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados