Data: 22/10/2019 13:41 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Encontro com Espectadores realiza conversa sobre o espetáculo Os Um e Os Outros

Realizada em parceria do Itaú Cultural e o site Teatrojornal – Leituras de Cena, a atriz Lu Romano e a diretora de movimento Lu Favoreto, conversam sobre os processos que permeiam a peça


Espetáculo Os Um e Os Outros
Espetáculo Os Um e Os Outros

Crédito: Cacá Bernardes

O Itaú Cultural realiza no dia 27 (domingo), às 15h, a edição de outubro do Encontro com Espectadores, que se debruça sobre o musical Os Um e Os Outros, livremente adaptado de Os Horácios e Os Curiácios, do alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Para isso, recebe a atriz Lu Romano e a bailarina, preparadora corporal e diretora de movimento Lu Favoreto para uma conversa mediada pelo crítico Valmir Santos, editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena, parceiro da programação. Encenado pela Cia. Livre, o espetáculo encerra neste mesmo dia sua temporada na cidade, no Teatro da USP (Tusp).

Brecht se inspirou em uma guerra ocorrida na Roma antiga para escrever, em 1933, Os Horácios e os Curiácios, obra que investiga modos de resistência à chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista. A Cia. Livre, em parceria com o grupo Oito Nova Dança, transpõe para o contexto atual essa dramaturgia, tratando em Os Um e Os Outros sobre a resistência dos povos ameríndios no Brasil contemporâneo.

Nesta adaptação cênica, concebida pela diretora Cibele Forjaz, os Curiácios são traduzidos como povo dos Um, que acredita na universalidade da sua cultura, enquanto os Horácios são os Outros, ou todos aqueles que defendem a diversidade dos modos de existência. Em cena, os Curiácios invadem a terra dos Horácios para roubar seus campos e minas e, frente à ameaça de perderem tudo aquilo de que necessitam para viver, eles decidem resistir.

Para tecer esse diálogo entre a história escrita por Brecht e a luta dos povos ameríndios na atualidade, as duas companhias contam com a participação de artistas colaboradores e a presença especial de convidados do povo Guarani M’Bya, moradores da Terra Indígena Tenondé-Porã, em Parelheiros, multiplicando os pontos de vista da encenação num espetáculo que mescla teatro, música, dança e projeção de imagens.

A narrativa em cena mantém como espinha dorsal o texto de Brecht, mas a encenação justapõe a este material mensagens, documentos, relatos e imagens que apresentam uma guerra ainda em curso hoje no Brasil: a luta dos povos originários pelo reconhecimento de seus territórios e pelo respeito aos seus modos de vida.

O Encontro com Espectadores é realizado todo último domingo do mês. Com a proposta de reunir críticos, artistas e o público em torno de um espetáculo em cartaz na cidade, a iniciativa vinha sendo realizada há aproximadamente dois anos pelo coletivo de críticos do Teatrojornal, a partir do desejo de intensificar a mediação entre arte e público. Desde 2018, a ação passou a ter como endereço o Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

SERVIÇO:

Encontro com Espectadores

Dia 27 de outubro (domingo), às 15h

Sobre o espetáculo Os Um e Os Outros

Com Lu Favoreto e Lu Romano

Mediação de Valmir Santos

Sala Vermelha (Piso 3)

Duração: 90 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Comente aqui