Data: 17/05/2021 17:06 / Autor: Redação / Fonte: FEJESP

Empresas Juniores do Estado de São Paulo elaboram projetos de pesquisa e tecnologia

Resultados positivos são sentidos em toda região devido aos incentivos da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) em projetos de transferência de tecnologia


Crédito: Divulgação

Em todo o Estado de São Paulo, Empresas Juniores (EJs) têm sido incentivadas a desenvolverem projetos e tecnologias que inovam o mercado. Essas pesquisas são pensadas dentro das instituições de ensino superior e colocadas em prática por meio da iniciativa e do empreendedorismo jovem. Os projetos elaborados são parte de um incentivo que visa auxiliar a formação desses estudantes, se comportando como uma conexão entre pesquisa e mercado.

Seguindo essa missão, uma das tecnologias desenvolvidas pelos estudantes é muito parecida com algo que é comumente comercializado, mas com um diferencial: não agride a natureza. O produto, no caso citado, é um óleo lubrificante. A pedido de um cliente, a Química Júnior, EJ composta por alunos da Unesp de Araraquara, está elaborando um produto para lubrificação de correias de bicicleta. Seu uso serve para a prática de esportes extremos, como o mountain bike, e ainda apresenta grande durabilidade.

Victor Rocha, coordenador de parcerias da EJ, compartilhou como tem sido o processo. No intervalo entre as pesquisas e as testagens, o grupo recebeu apoio de diversos fornecedores, pesquisadores e laboratórios. “Foi uma pesquisa muito prazerosa, gerou uma compreensão muito maior do que é a rede [de empresas juniores] e o que a universidade pode fazer pela gente. Nós estamos enriquecendo muito mais em conhecimento do que imaginávamos”, declarou.

O desenvolvimento dessas iniciativas pelas EJs beneficia a educação e a sociedade em geral. “É um processo mais robusto e complexo, que agrega muito para a graduação desse aluno, para a empresa júnior e até para o futuro profissional daquele que participa”, comentou Victor Rodrigues, Presidente Executivo da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP).

Comente aqui