Data: 03/04/2013 14:59 / Autor: Redação / Fonte: Oficina de Comunicação

Empresas com deficientes auditivos recebem treinamento

Faculdades Rio Branco disponibiliza um curso gratuito no campus Lapa visando facilitar a inserção e integração dos profissionais no ambiente de trabalho


 

Com o objetivo de preparar as empresas a receber, adaptar e integrar os funcionários surdos ao ambiente de trabalho, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo) oferece a oficina Surdez e Acessibilidade. Realizado em parceria com o Cepro (Centro Profissionalizante Rio Branco), o programa está em sua sétima edição e tem início dia 8.

 “Ao participar de um programa como esse, as organizações dão um passo social importante, já que se preparam para incluir e integrar as pessoas com surdez em um ambiente favorável às suas necessidades e potenciais”, afirma Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur.

Totalmente gratuito e com duração de 30 horas, o curso é voltado a profissionais de RH, gestores e ouvintes envolvidos ou interessados em conhecer a cultura surda. Nele, serão abordados, entre outros temas, as diferenças entre surdos, deficientes auditivos e surdos-mudos, a cultura surda, a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), bem como leis de acessibilidade, direitos e deveres das pessoas com deficiência, demanda para contratação de surdos e a comunicação entre surdos e ouvintes no ambiente de trabalho.

Já o conteúdo prático da oficina inclui o alfabeto manual; expressão facial e corporal, movimento e espaço nas Libras; vocabulário geral; sinais pessoais (sinal próprio, chefe, colega); verbos, meses, semanas, dias do ano, alimentos, numerais, cores, animais, família, casa, sentimentos; e vocabulário específico do mundo do trabalho.

 “O grande diferencial do curso é que as aulas práticas de Libras são ministradas por um instrutor surdo e os conhecimentos sobre cultura surda são aplicadas por profissional tradutor intérprete”, ressalta Caodaglio.

As atividades começam no dia 8 de abril, no campus Lapa das Faculdades Rio Branco, em São Paulo, e acontecem todas as segundas-feiras, das 14h30 às 17h30. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: www.cepro.org.br ou pelo telefone: 11 4613-8480.

Serviço:
Oficina de Surdez e Acessibilidade
Início das aulas: 08/04/2013
Dia/Horário das aulas: segundas-feiras, das 14h30 às 17h30
Local: Faculdades Integradas Rio Branco (Rua José Maria de Faria, 111 -Lapa / São Paulo)
Investimento: gratuito
Informações: Telefone 11 3879-3157

Comente aqui