Data: 24/11/2021 19:28 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio do Grande ABC

Educadores do Grande ABC debatem flexibilização curricular

Tema integrou encontro da formação regional realizada em parceria entre Itaú Social e Consórcio ABC


Crédito: Divulgação

Educadores do Grande ABC debateram, nesta quarta-feira (24/11), o fortalecimento do planejamento pedagógico e estratégias que podem apoiar e orientar o processo de flexibilização curricular. O tema foi discutido em reunião virtual da formação regional realizada em parceria entre o Itaú Social e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Durante o evento, os participantes analisaram o cenário atual da educação brasileira em função da pandemia e do alinhamento dos currículos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a necessidade de olhar para as competências e habilidades além dos conteúdos.

A proposta do Consórcio ABC é de realizar um mapeamento sobre como está a flexibilização curricular nas sete cidades. A partir do diagnóstico, será proposta uma formação regional sobre o tema por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional.

Desde agosto, educadores da região participam do programa Formações Mediadas - Educação na Pandemia, promovido pelo Itaú Social. A participação dos profissionais da Educação das sete cidades foi viabilizada por meio de parceria do Consórcio ABC com o braço de investimento social da instituição financeira. O curso também incluiu um módulo dedicado ao ensino híbrido.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou que os conteúdos disponibilizados pelo Itaú Social contribuem para o aprimoramento da atuação dos educadores dos sete municípios e direcionam o trabalho da entidade regional na área.

“O mapeamento possibilitará uma visão regional sobre a situação atual dos currículos nas redes municipais. A partir disso, poderemos direcionar a atuação do Consórcio ABC e contribuir na formação dos gestores”, afirmou Acacio Miranda.

Comente aqui