Data: 18/05/2022 16:56 / Autor: Redação / Fonte: Detran.SP

Detran.SP faz mutirão no Poupatempo e alerta que 153 mil condutores precisam renovar CNH

Motorista que não regularizou o documento vencido em janeiro e fevereiro de 2021 tem no próximo sábado (21) mais uma oportunidade para ficar em dia


Detran.SP faz mutirão no Poupatempo e alerta que 153 mil condutores precisam renovar CNH
Detran.SP faz mutirão no Poupatempo e alerta que 153 mil condutores precisam renovar CNH

Crédito: Divulgação/Detran.SP

Atenção! Condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 e não renovaram o documento terão mais uma chance no sábado, dia 21 de maio. O Detran.SP, em parceria com o Poupatempo, realiza novo mutirão para a renovação da habilitação.

Foram abertas 9,4 mil vagas em todas as unidades de atendimento do Poupatempo. No Estado de São Paulo, 153.341 mil pessoas precisam regularizar o documento até o final deste mês.

Com base na retomada dos prazos para renovação das CNHs, determinada pela legislação federal, o mutirão tem como objetivo garantir que cidadãos com documentos vencidos entre janeiro e fevereiro de 2021 regularizem suas situações antes do novo prazo de vencimento.

O atendimento será disponibilizado no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital.

Para quem desejar regularizar a CNH pelos canais digitais do Detran.SP, o cidadão pode solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.

"De forma segura e sem burocracia, o motorista pode regularizar a sua habilitação tanto digitalmente quanto presencialmente. O Detran.SP reforça que é fundamental que todos os condutores renovem a CNH no prazo correto. Respeitar a legislação de trânsito é uma questão de cidadania", alerta Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Passo a passo

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Serviço:

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá nas unidades do Poupatempo, com 9,4 mil vagas. 

Data: sábado, 21 de maio.

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Comente aqui